Search

domingo, 8 dez, 2024

economia

Turismo do Rio de Janeiro avanço nos principais mercados emissores nacionais

Projeto “Experiência Rio de Janeiro” apresentou as potencialidades e atrativos das 12 regiões turísticas fluminenses nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo

 

Entre os dias 14, 15 e 17 de outubro, as cidades Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e São Paulo (SP) receberam uma ação do projeto “Experiência Rio de Janeiro”, para a divulgação de destinos turísticos fluminenses. Ao todo, aproximadamente, 400 agentes e operadores do setor foram capacitados para atrair turistas nacionais para o Estado. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, e conta com o apoio da ABIH-RJ e da HotéisRIO.

Com 12 regiões turísticas, o Rio de Janeiro tem no projeto, que agora conta com novo formato, uma das suas frentes para o incremento de visitantes nacionais. O “Experiência Rio de Janeiro” amplia a capacidade de vendas de pacotes e roteiros, reforçando, assim, a marca Rio de Janeiro em todo o Brasil, conforme explicou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Na ação de São Paulo, foram realizados uma imersão através de vídeos, talkshows e atrações culturais, para apresentar ao público, agentes, operadores e demais segmentos da cadeia produtiva do turismo local, o que há de melhor no Rio de Janeiro. A cidade de Ribeirão Preto foi a primeira a receber o roadshow e registou uma boa adesão dos profissionais que realizam a venda de produtos turísticos no mercado paulista. Profissionais, como Roberta Pintorelli Martins, de 37 anos, destacaram que a realização do evento foi importante para apresentar roteiros e atrações desconhecidas pelas agências de viagem,

Os roadshows nas três cidades permitiram a realização de rodadas de negócios com expositores e fornecedores de atrativos dos municípios fluminenses. A inciativa visa, além de proporcionar experiências interessantes aos viajantes, dinamizar a economia do setor de turismo nas cidades contempladas.
“Aqui, em São Paulo (capital), foi uma honra receber o “Experiência Rio”, um evento muito bem-organizado e que abre a mente dos agentes para novos destinos e opções. Fiquei muito feliz em saber que o Rio está recebendo um novo equipamento turístico como Roxy Dinner Show, que já está na minha prateleira para a temporada de verão, que já se aproxima”, comentou Rafaelo Medeiros, de 46 anos, proprietário de uma agência na capital paulistana.

Até o final do ano, o roadshow ainda deve visitar Curitiba (PR) e a capital fluminense. O evento já passou por cidades, como: Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Brasília (DF). O “Experiência Rio de Janeiro” tem como meta a capacitação, até o fim de 2024, de cerca de mil agentes e operadores de viagens, que terão a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora.

Participaram do evento: o subsecretário de Eventos da Setur-RJ, Luiz Felipe Carvalho; o assessor Especial da Setur-RJ, Wanderson Farias; a diretora de Turismo de Saquarema, Daniele Mazzeo; e o assessor de Comunicação da Setur-RJ, Leandro Bertholini, além de expositores de atrativos do Rio de Janeiro.