sábado, 13 abr, 2024

Lucro da TotalEnergies dobra e bate recorde

Logo da petrolífera francesa TotalEnergies
REUTERS/Gonzalo Fuentes

Da Agência Reuters

 

A petrolífera francesa TotalEnergies registrou um lucro líquido recorde de 36,2 bilhões de dólares em 2022, o dobro do ano anterior, juntando-se aos lucros abundantes de empresas do setor graças aos preços mais altos do petróleo e do gás desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O lucro líquido ajustado da companhia no quarto trimestre foi de 7,6 bilhões de dólares, incluindo um prejuízo de 4,1 bilhões de dólares relacionado à desconsolidação de sua participação na empresa de gás russa Novatek.

O lucro líquido dos últimos três meses do ano ficou em linha com as estimativas de analistas em um consenso da Refinitiv e se compara com 6,8 bilhões de dólares no ano anterior e 9,9 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2022.

O presidente-executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, disse a repórteres que o cenário global continua muito favorável para as empresas de energia, com o relaxamento das medidas contra a Covid-19 na China aumentando a demanda.

A TotalEnergies disse que irá propor um dividendo de 2,81 euros por ação, um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior e além do já anunciado pagamento especial de 1 euro por ação.

Conforme anunciado anteriormente, a companhia registrou uma provisão de 1,7 bilhão de dólares para impostos extraordinários cobrados na União Europeia e no Reino Unido no quarto trimestre.

A empresa disse que espera investimentos líquidos de entre 16 bilhões e 18 bilhões de dólares em 2023, incluindo 5 bilhões de dólares em energia de baixo carbono.

 

Confira outras notícias da editoria EMPRESAS clicando aqui.