Entre os setores que mais se destacaram estão os ligados ao turismo, como companhias aéreas e atrações turísticas
Um levantamento realizado pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, mostrou o impacto econômico gerado pelo Rock in Rio Brasil 2024 nas finanças da cidade. Segundo a sondagem, no primeiro final de semana do evento, entre 13 e 15 de setembro, o faturamento do comércio carioca registrou um alta de de 29% diante do mesmo período do ano anterior.
O levantamento verificou que a avanço no consumo foi resultado da ativação dos setores ligados ao turismo, como companhias aéreas, que registraram um aumento de 358% no faturamento no período analisado; atrações turísticas, 188%; e hotéis, com alta de 22,8%.
Na categoria comércio, o faturamento foi alavancado pelas lojas de departamento, que também registraram acréscimo muito positivo, com 281,6%; e setores ligados à alimentação, como fast food, 70%; e lanchonetes e cafés, com 56,5% de alta.
Ao comparar a atual edição com a de 2022, a Rede verificou que os resultados foram ainda mais significativos. Em 2024, o faturamento no Rio registrou uma alta de 34% em relação aos dias de 2, 3 e 4 de setembro de 2022, quando foi realizado o primeiro fim de semana do evento.
As companhias áreas, por exemplo, acusaram um avanço de 10 vezes no faturamento; lojas de departamento, quase seis vezes; e lanchonetes e cafés, mais que dobraram o faturamento. Entre as duas edições do Rock in Rio, os gastos com o setor hoteleiro e atrações turísticas também tiveram alta de 40,3% e 46,4%, respectivamente, segundo O DIA.
Patricia Lima