Search

domingo, 8 dez, 2024

RIO

Teatro João Caetano prepara reabertura após passar por revitalização

Espaço centenário da capital fluminense recebeu investimento de quase R$ 7 milhões para total reforma das suas instalações

Até o final deste ano, cariocas e fluminenses poderão matar as saudades do Teatro João Caetano, localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. O equipamento passou por uma criteriosa revitalização interna, que foi desde a sua parte elétrica, passando pelo sistema central de aparelhos de ar-condicionado. O teatro também receberá placas fotovoltaicas para a produção de energia solar.

As intervenções na casa de espetáculos integram o pacote de R$ 70 milhões de investimentos do Governo do Estado na revitalização de equipamentos culturais, que incluem o Theatro Municipal, o Parque Lage, a Casa França-Brasil e a sede da Lapa do Museu da Imagem e do Som (MIS).

“Agora, depois desta reforma, o nosso querido Teatro João Caetano está preparado para voltar a receber espetáculos de ponta, com mais conforto e, principalmente, mais segurança para todos. É uma alegria ver que estamos devolvendo à sociedade um equipamento cultural tão importante como esse, reformado, um espaço totalmente revitalizado, que valoriza a nossa cultura e identidade”, ressaltou o chefe do Executivo estadual, Cláudio Castro (PL).

Na segunda-feira (14), representantes da classe artística e produtores culturais visitaram o João Caetano para ver como ficaram as obras. A reforma completa do sistema elétrico, que datava da década de 1970, permitirá que o equipamento ofereça mais conforto ao público, além de permitir que espetáculos que exijam recursos modernos sejam apresentados.

O presidente em exercício da Empresa Pública de Obras Públicas do Estado (Emop-RJ), Milton Rattes, comentou o incremento da segurança, com a reforma elétrica como parte do protocolo de combate a incêndios.

“É uma honra para a Emop-RJ participar desta parceria com a Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), na execução da obra no João Caetano. São melhorias importantes e significativas para a classe artística e para o público do Rio de Janeiro. O João Caetano é um teatro histórico. Recuperar toda esta parte elétrica, embora não esteja visível, é importante para a segurança, na prevenção de incêndio e no funcionamento do teatro”, ressaltou Milton Rattes.