Num mundo cada vez mais governado por dados, é natural que todos os setores passem a usar de diversas ferramentas que a tecnologia dispõe para que tudo se torne mais simples. E, claro, mais rentável. Foi de olho no promissor mercado esportivo que Gabriel Minguta fundou a Stats Pro AI, startup essencialmente brasileira que apresenta sua solução de IA para análises e estatísticas esportivas. “A ideia da surgiu em 2024, quando identificamos uma lacuna nesse setor: a ausência de dados estruturados, centralizados e capazes de serem transformados em decisões rápidas e precisas”, afirma Minguta.
Confira abaixo a entrevista exclusiva que Gabriel Minguta concedeu para a Tribuna da Imprensa.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Como surgiu a ideia da startup e quais seus principais desafios?
Gabriel Minguta: A ideia surgiu em 2024, quando identificamos uma lacuna no mercado esportivo: a ausência de dados estruturados, centralizados e capazes de serem transformados em decisões rápidas e precisas. Mesmo quando os dados estão disponíveis, o acesso, a interpretação e a análise eram tarefas extremamente desafiadoras. Nosso ponto de partida foi o desejo de democratizar as análises esportivas.
Por isso, definimos nossa missão com foco inicial no mercado de esportes, no qual estamos dedicando toda a nossa energia por ora, mas com a ambição de expandir para outros mercados, como Jurídico, Saúde, Performance, Vendas, Marketing e Finanças – áreas repletas de oportunidades, mas que ainda enfrentam grandes desafios relacionados a dados desestruturados e de difícil interpretação e acesso. Por isso, a inspiração veio diretamente da minha experiência, já que desde 2023 atuo em áreas correlatas ao mercado esportivo – e sempre sofri com a indisponibilidade de dados e dificuldade de acesso – chegando a gastar 10 minutos em análises de um único jogo. Assim, combinamos nossa expertise em análise de dados, gestão de projetos e conhecimento em inteligência artificial para iniciar o desenvolvimento da Stats PRO AI, projeto que começou com estudos detalhados do mercado e, desde as primeiras versões, recebemos feedbacks valiosos de usuários que validaram nosso propósito: democratizar, simplificar análises esportivas e transformar dados em decisões estratégicas.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Quais os principais diferenciais da empresa, em relação à IA, principalmente pelo fato de que se trata de uma ferramenta que está sendo muito usada por todos?
Gabriel Minguta: O principal diferencial da Stats PRO no mercado de análises esportivas está na abordagem prática e focada na resolução de problemas reais. Enquanto a maioria dos concorrentes apenas disponibiliza dados ou apresenta informações genéricas de baixo valor, oferecemos acesso gratuito aos dados e, além disso, agregamos inteligência ao interpretá-los, fornecendo respostas definitivas e personalizadas às perguntas dos usuários. No que diz respeito à inteligência artificial, seguimos um caminho distinto. Em vez de implementar IA apenas como uma tendência, priorizamos entender profundamente as dores dos usuários e desenvolver soluções que realmente impactem suas necessidades. Nossa tecnologia utiliza dados em tempo real para responder perguntas de forma precisa e individualizada, indo além de simples interações genéricas. Não somos apenas mais uma ferramenta que simula chats de IA – somos uma plataforma projetada para solucionar problemas e agregar valor concreto aos nossos usuários.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Você diz que o foco são os analistas esportivos, que sofrem com a complexidade dessas análises. Como eles podem confiar na ferramenta e não desconfiarem de ser algo que não funciona? É possível ganhar mais do que perder? Tem exemplos?
Gabriel Minguta: Hoje, nosso foco está nos analistas esportivos, mas nossa essência é democratizar informações de alta qualidade. Não estamos aqui para tomar decisões nem prometer mais acertos do que erros – nosso objetivo é entregar a melhor análise possível com os dados disponíveis.
Entendemos que, com o avanço da tecnologia, especialmente quando a análise não é feita diretamente por você, é natural surgir uma certa desconfiança. Mas toda grande inovação gera esse tipo de receio. Queremos transformar esse cenário, ajudando a gastar o tempo no que realmente importa: tomar decisões, enquanto cuidamos da parte mais trabalhosa e demorada. A confiança na ferramenta vem da sua transparência e da clareza nas análises. Cada probabilidade gerada é acompanhada de uma explicação sobre os critérios utilizados, mostrando o “porquê” de cada cenário. Não prometemos ganhos ou garantias, mas sim decisões informadas, que ajudam o usuário a reduzir riscos e aumentar suas chances de sucesso com base em estatísticas sólidas.
TRIBUNA DA IMPRENSA: O mundo dos esportes, mesmo sendo muitas vezes imprevisível, pode se tornar previsível, na sua opinião?
Gabriel Minguta: O esporte sempre terá uma margem de imprevisibilidade, mas padrões históricos e estatísticas ajudam a entender comportamentos e tendências. É como prever o clima: não podemos garantir com 100% de certeza, mas análises bem feitas podem indicar cenários prováveis. A nossa ferramenta busca oferecer esse equilíbrio, mostrando probabilidades sem ignorar os imprevistos que tornam os esportes emocionantes.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Quais os nichos que pretendem atacar? E como os times de futebol podem usar a ferramenta?
Gabriel Minguta: A Stats PRO AI atende diversos nichos. São eles:
– Entusiastas do Esporte: quem não gosta de tirar aquela onda com o amigo sobre o time favorito em um clássico? Quer saber quantos gols seu time fez em cima do adversário no ano? Quais foram os últimos resultados? Pergunta para a gente!
– Apaixonados por Estatística: gosta de estatística esportiva e está cansado de gastar tempo navegando em diversos sites?Respondemos em menos de um minuto.
– Analistas Esportivos: está analisando a probabilidade de algum resultado? Número de chutes a gol, escanteios, bolas alçadas a área, formação mais utilizada… Tudo aquilo para enriquecer sua avaliação? Temos todas as respostas. Somos sua busca rápida.
– Jornalistas: dificuldade em escrever diversas matérias? Gastando muito tempo procurando informações e sem conseguir responder a todas as perguntas? Deixa que a gente faz o trabalho chato.
– Clubes de Futebol: relatórios personalizados, identificar deficiências dos adversários, monitorar clima e tempo, e analisar a evolução de seus jogadores. Isso fica com a gente.
Mídia Esportiva: está no ao vivo e quer uma informação relevante para o programa? Cansado de chamar o comercial para reunir os dados? Aceleramos o processo.
Patrocinadores: quer saber qual jogo fazer uma ação específica com base em volume de gols? De defesas? Podemos ajudar a aumentar a probabilidade daquela inserção perfeita. Nosso objetivo é capacitar o mercado esportivo com dados personalizados e análises preditivas, simplificando decisões e otimizando resultados.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Aliás, quais as funcionalidades da ferramenta, de forma prática?
Gabriel Minguta: A Stats PRO AI utiliza inteligência artificial para transformar dados históricos em probabilidades claras e personalizadas, atendendo tanto usuários avançados quanto iniciantes. A ferramenta combina indicadores robustos e um chat interativo com IA, que permite explorar probabilidades ou dados históricos de forma prática e personalizada. Funciona assim: primeiro, temos o processamento de dados históricos, em que analisamos grandes volumes de informações sobre equipes, jogadores e eventos para identificar padrões e gerar probabilidades. No Chat com IA, por meio de uma interface simples e intuitiva, o usuário pode fazer perguntas diretamente à inteligência artificial, como “Qual a probabilidade de mais de 2.5 gols no próximo jogo do time X?” ou “Como o jogador Y performa em jogos fora de casa?”
Temos, ainda, os indicadores pré-definidos, em que oferecemos gráficos e relatórios detalhados que apresentam tendências e insights prontos, ajudando na visualização e comparação de informações. Com essa abordagem híbrida entre indicadores visuais e um chat personalizado, a Stats PRO AI oferece uma experiência única, capacitando o usuário a explorar os dados de forma eficiente e estratégica.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Quais os clientes que já possuem?
Estamos na semana do lançamento oficial da Stats PRO AI e já contamos com uma base diversificada de usuários beta que testaram e validaram a ferramenta. Entre eles, estão analistas de desempenho esportivo, investidores do mercado esportivo, jornalistas especializados e outros perfis de usuários interessados em explorar dados de forma estratégica.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Vocês tiveram alguma rodada de investimento? Caso não, pretendem buscar?
Gabriel Minguta:Ainda não realizamos uma rodada de investimento formal, mas estamos em conversas ativas com potenciais investidores que compartilhem da nossa visão. Nosso foco é claro: nos tornar a startup de estatísticas esportivas mais completa do mundo. Estamos buscando parcerias estratégicas que possam acelerar nosso crescimento, expandir nossas operações e solidificar nossa posição no mercado global. Paralelamente, continuamos escalando com os recursos atuais, validando nosso produto e construindo uma base sólida para sustentar esse crescimento.
TRIBUNA DA IMPRENSA: Como está a operação hoje, qual a quantidade de funcionários na equipe, por exemplo?
Gabriel Minguta: Hoje, contamos com uma equipe enxuta e eficiente, composta por 8 profissionais, incluindo 3 co-fundadores que lideram áreas estratégicas da empresa. Nossa estrutura abrange tecnologia, inteligência artificial, análise de dados, comunicação, gestão financeira e gerência de projetos, garantindo que todas as operações sejam executadas de forma organizada e eficiente. Além disso, contamos com um time jurídico que assegura nosso posicionamento correto no mercado, alinhado às regulamentações.
Estamos em fase de expansão e seguimos investindo no crescimento da equipe, fortalecendo nossa presença no mercado de estatísticas esportivas e garantindo entregas cada vez mais eficientes e inovadoras.