Search

quarta-feira, 4 dez, 2024

Rio

Segurança do Rio ganha reforço do Batalhão Tático de Motociclistas da Polícia Militar

Governador Cláudio Castro participou da inauguração do Batalhão Tático de Motociclistas da Polícia Militar / Foto: Marcelo Regua
Governador Cláudio Castro participou da inauguração do Batalhão Tático de Motociclistas da Polícia Militar / Foto: Marcelo Regua

Unidade foi entregue pelo Governo do Estado para fazer o patrulhamento de áreas com altos índices de criminalidade

A Polícia Militar do Rio de Janeiro ganhou uma nova unidade de patrulhamento: o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), que atuará em áreas urbanas, com altos índices de criminalidade e em situações emergenciais. A solenidade de apresentação do BTM aconteceu, nesta quinta-feira (03/10), na sede do Batalhão de Choque (BPChq), na Cidade Nova, e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL).
O Batalhão Tático de Motociclistas vai operar com uma frota de 210 veículos. Com a unidade, o Governo do Estado, deseja imprimir maior mobilidade e capilaridade às ações da corporação em vias públicas, como explicou Cláudio Castro.
“A inauguração desse Batalhão Tático de Motociclistas faz parte de um trabalho de inteligência, planejamento e análise de dados. É mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão para combater a criminalidade com mais agilidade e eficiência”, disse o governador.
Os policiais do BTM receberam treinamentos especializados do Comando de Operações Especiais (COE), ao qual estão subordinados. De acordo com o planejamento das Forças de Segurança, os policiais motociclistas cumprirão primordialmente a missão do “recobrimento”: reforço do policiamento diário dos batalhões.
O roteiro do novo grupamento tático será traçado com base na leitura diária da mancha criminal, o que exige um planejamento elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional, o COE e o BTM, segundo o secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes.
“É um momento histórico para a nossa instituição, uma demanda de muitos anos. Esse novo batalhão representa um grande avanço para dar mais efetividade a duas missões fundamentais da nossa corporação, além de fortalecer o policiamento ostensivo e prestar o serviço de escolta”, celebrou o militar.
Rio / Patricia Lima