Somente de janeiro a setembro deste ano, o Rio recebeu 1.075.879 visitantes estrangeiros; volume 25% maior do que no mesmo período de 2023
Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) estima que, em 2024, o Rio de Janeiro deve registrar um número de viajantes internacionais semelhante ao da marca histórica de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando o Estado recebeu 1,59 milhão de turistas. A Setur projeta encerrar 2024 com a marca de 1,5 milhão de turistas internacionais.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, lembrou que, em todos os meses de 2024, o Rio de Janeiro tem batido recorde de visitantes, graças a todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e do trade turístico fluminense. As equipes de promoção dos atrativos turísticos do Rio, segundo Tutuca, passaram por vários países da América do Sul, Europa e Estados Unidos; país que é o terceiro maior emissor de viajantes para o Estado.
“O Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde todos os meses deste ano na chegada de turistas estrangeiros. Isso mostra o quanto o nosso trabalho de promoção no mercado internacional tem sido assertivo. Desde 2023, já passamos por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e EUA promovendo o Rio de Janeiro como destino turístico. Ainda este ano, iremos novamente ao EUA (Nova York e Miami). Os EUA são nosso 3º maior emissor de turistas, com muito mercado ainda para crescer”, afirmou o secretário Tutuca.
A expectativa da equipe da Setur tem como base o desempenho do setor entre os meses de janeiro e setembro, quando o Rio recebeu 1.075.879 visitantes estrangeiros; volume 25% maior do que no mesmo período de 2023.
No Rio de Janeiro está oficialmente aberta a alta temporada, que começou com o grande feriadão que uniu os feriados da Proclamação da República (15/11), da Consciência Negra (20/11), os eventos da Cúpula do G20. Segundo a Secretaria de Turismo, a chegada de turistas no Rio seguirá uma tendência de alta até março de 2025, após o Carnaval.
De acordo com o Governador Cláudio Castro (PL), com o início de dezembro novas levas de turistas chegarão ao Rio atraídas pelas festas de fim de ano, especialmente o Réveillon, que coincide com o tórrido verão carioca, estação que atrai muitos turistas ávidos pelas praias, passeios ao ar livre, e Carnaval seja de rua ou na Sapucaí.
“Estamos a poucos dias de dezembro, quando historicamente, recebemos milhares de turistas. Além disso, já começamos a nos preparar para o Réveillon, que tem tudo para ser o maior da história. O que vale para o Carnaval, que no próximo ano, pela primeira vez, terá três dias de desfiles das escolas do Grupo Especial – de domingo a à terça-feira – na Sapucaí. Ainda temos janeiro e fevereiro, quando muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajarem, e o Rio de Janeiro é um dos destinos preferidos. Estamos muito otimistas”, comentou o chefe do Executivo estadual.
A abertura da temporada de cruzeiros 2024/2025, no início de novembro, também tem gerado um incremento de turistas no Rio de Janeiro. Somente neste mês, mais de 20 mil viajantes devem desembarcar Estado. O Píer Mauá projeta uma atracação de mais de 30 navios, trazendo mais de 100 mil turistas, até abril de 2025.