Search

sábado, 14 set, 2024

Rio

Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio leva oportunidades de negócios a São João da Barra

São João da Barra é um dos municípios mais produtivos do Norte Fluminense - Rede Social da Prefeitura de SJB
São João da Barra é um dos municípios mais produtivos do Norte Fluminense - Rede Social da Prefeitura de SJB

 Em 2023, a cidade do Norte Fluminense apresentou um aumento de 53% nas exportações, impactando significativamente as finanças do Estado

A cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense, recebeu, na última semana, a visita do projeto itinerante Codin Incentiva, o qual apresenta oportunidades de negócios no território fluminense e serviços a empreendedores locais, gestores públicos e profissionais liberais. A iniciativa é uma realização da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que também esclarece dúvidas sobre a concessão de incentivos fiscais.

O governador Cláudio Castro (PL) destacou que, com a revitalização da economia fluminense, os serviços da companhia são essenciais para dinamizar ações empreendedoras no Estado do Rio de Janeiro.

“Temos um território rico em oportunidades de negócios e, neste momento de crescimento econômico do estado, o Codin Incentiva é uma ação que abre ainda mais os horizontes dos empreendedores fluminenses para novos investimentos. Fomentar as vocações e potencialidades regionais é fortalecer o interior e a posição econômica do estado, para promover mais qualidade de vida para os fluminenses”, observou Castro.

No encontro, que contou com as presenças de várias autoridades locais, os participantes assistiram a apresentações técnicas sobre os procedimentos para a obtenção de incentivo fiscal, além de tirarem dúvidas com integrantes da Codin sobre as principais demandas dos setores produtivos da região.Entre os destaques do evento estava a palestra “Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu e sua importância para o desenvolvimento econômico fluminense”, ministrada pelo Presidente da Comissão Especial da ZPE do Açu, Marcelo Lopes.

A secretária interina de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, ressaltou que o Norte Fluminense teve o seu volume de exportações ampliado em 53%, no ano passado. O resultado reforça a importância de o Governo do Estado intensificar a sua presença através de investimentos e apoio à população da região.

“O Norte Fluminense é muito importante para a economia do Rio de Janeiro. De acordo com a Firjan, a região registrou aumento de 51% nas exportações, em 2023, com destaque para São João da Barra, responsável por 97% das exportações de óleos brutos de petróleo. São cidades com muito potencial, capazes de atrair novas indústrias. Com o Codin Incentiva, podemos trabalhar no avanço da diversificação da economia local”, disse Fernanda Curdi.

Lançado em maio desse ano, o Codin Incentiva já passou pelas cidades de Três Rios, Queimados e Itaperuna, finalizando sua primeira fase em São João da Barra. “Rodamos diversas regiões do estado levando conhecimento, confiança, novas oportunidades para quem quer abrir ou ampliar seus negócios no estado do Rio de Janeiro.

Trazemos na bagagem a certeza de que estamos no caminho certo nessa aproximação junto aos empreendedores, gestores públicos e profissionais de diversas áreas. E vamos além, com novidades e um trabalho consolidado para a segunda fase do Codin Incentivo, concluiu finalizou o presidente da Codin, Fábio Picanço.

Patricia Lima