Ao todo, o turismo fluminense recebeu 116.004 turistas estrangeiros em 2024, contra 82.149 no ano passado, segundo a Embratur
O Estado do Rio de Janeiro registrou um incremento de 41,21% de visitantes internacionais em setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o turismo fluminense recebeu 116.004 turistas estrangeiros em 2024, contra 82.149 no ano passado, segundo dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal. No acumulado entre janeiro e setembro, o desempenho turístico do Rio também foi muito bom, com 1.075.879 visitantes este ano, contra em 855.645, em 2023 – dados representam alta de 25,7%.
O número de viajantes estrangeiros que desembarcaram em outros destinos brasileiros também aumentou. De janeiro a setembro de 2024, o País recebeu 4.897.671 visitantes, 12% a mais em comparação com o mesmo período de 2023. O mês de setembro, por sua vez, bateu o recorde em toda a série histórica, iniciada em 1989, com 445.389 viajantes desembarcando no Brasil: 26,4% a mais que em setembro do ano anterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), destacou a importância do mercado turístico do Rio de Janeiro como porta de entrada para outros destinos brasileiros, por sua relevância na realização de grandes eventos ligados ao entretenimento e ao universo corporativo.
“O Rio de Janeiro é um estado muito importante para o Brasil, com uma enorme vocação para grandes eventos, e é o nosso principal portal do turismo. Juntando essa vocação do estado e o trabalho da Embratur, temos que setembro foi muito bom para o Rio, com um crescimento de 41,21% em setembro, e recorde no país como um todo, no mesmo período, com crescimento de 26,4%. É resultado de nossos esforços de promover uma maior diversidade de destinos e experiências, para além do sol e praia”, disse Freixo.
O presidente da Embratur destacou ainda a estratégia de divulgação das atrações naturais e de eventos junto aos mercados globais, garantindo um fluxo contínuo de visitantes para o Estado do Rio e para o Brasil.
“Estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências espetaculares que só existem no Brasil, e podem ser vividas em qualquer época do ano. Essa estratégia reduz os efeitos da sazonalidade, ampliando a chegada de turistas na chamada baixa estação. Garantimos assim uma importante movimentação nos negócios do turismo, sustentando alta empregabilidade ao longo de todo ano”, complementou o ministro.
Segundo um levantamento da Embratur, o mês de setembro se destacou como o quarto melhor mês para a recepção de viajantes globais, perdendo apenas para os meses da alta temporada: janeiro, fevereiro e março.
No ranking de emissores de turistas para o Brasil em 2024, a Argentina ocupou o primeiro lugar, com 1,4 milhão de visitantes. Em seguida vêm Estados Unidos, 518 mil visitantes; e Chile, com 454.225. Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somaram, 741.614 turistas enviados para as terras brasileiras.
Metas
Lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 visa tornar o Brasil o principal destino da América do Sul, com a meta de recepção de 8,1 milhões de turistas globais por ano, gerando US$ 8,1 bilhões em receitas. A projeção para o cenário atual é de superar 10 milhões de visitantes internacionais no período.
Enseada de Botafogo e Pão de Açúcar – Wikimedia Commons