Search

domingo, 8 dez, 2024

Rio

Rio de Janeiro é selecionado para capacitação de projetos em mobilidade urbana

Projeto inovador de São Gonçalo, o MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), chamou a atenção do Euroclima

A Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro foi selecionada para participar da capacitação de gestores municipais em estruturação de Projetos Financiáveis de Mobilidade Urbana Sustentável; projeto do Ministério das Cidades e do Programa Euroclima, iniciativa da Comissão Europeia, voltada para a Transição Verde na América Latina e no Caribe.

A escolha do Rio de Janeiro se deu através do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), maior projeto de mobilidade urbana da história de São Gonçalo, que vai atravessar todo o eixo central da cidade, levando arborização, cliclovias, áreas de convivência, drenagem de vias, entre outras melhorias. Com a intervenções, o MUVI também permitirá mais sustentabilidade e fluidez ao trânsito. O projeto, que é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo, está orçado em mais de R$ 300 milhões.

O MUVI também foi contemplado com o selo Bicicleta Brasil, instituído pela Lei nº 13.724, de 4 de outubro de 2018, pelo Governo Federal. De acordo cm a Lei, as cidades com mais de vinte mil habitantes terão a bicicleta como meio de transporte a ser implementado, para melhorar as condições de mobilidade urbana em território nacional. O MUVI está na ciclorrota, além da Avenida 22 de Maio, em Itaboraí.
“A gente pensa nos projetos para serem efetivos e viáveis para a população. Ver que eles estão de fato sendo importantes em diversos aspectos, só reforça nosso compromisso com a coisa pública e nos dá muito orgulho de seguir com esse trabalho”, comemorou Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades.
Entre os critérios de escolha de projetos estão aderência temática e a qualidade técnica das propostas apresentadas, propostas em fase de pré-viabilidade, viabilidade e anteprojeto; histórico de acesso a oportunidades de financiamento e/ou assessoria técnica: PAC, Avançar Cidades e outros; diversidade de gênero e raça das pessoas mentoradas; presença de servidores concursados nas equipes; e diversidade regional dos grupos.
A qualificação dos profissionais fluminenses incluirá participação em seminários e mentorias online, além de uma oficina presencial, em Brasília, que será realizada em dezembro.
Rio