Entre os fatores destacados pela pesquisa da Oxford Economics está a união entre a natureza e a urbanização da cidade
O Global Cities Index 2024, levantamento da Oxford Economics, elegeu o Rio de Janeiro como a terceira melhor cidade para viver no território nacional. A capital fluminense só fica atrás de São Paulo e Brasília. Como atrativos, a sondagem britânica destacou as paisagens naturais e culturais únicas.
Para elaborar o ranking entre as cidades, a Oxford Economics analisou 27 indicadores, considerando governança, qualidade de vida e economia, entre outros fatores. No caso do Rio, diversidade de paisagens naturais, clima favorável e múltipla oferta cultural, foram avaliados como grandes diferenciais.
No embate entre as três cidades, o Rio se destaca por unir qualidade de vida e variedade de opções de lazer e turismo. Já São Paulo vence pelo poder econômico, e Brasília se destaca por sua importância política e projeto arquitetônico.
O levantamento Global Cities Index é uma ferramenta empregada na avaliação de mudanças residenciais e para o planejamento de investimentos urbanos. Para os gestores públicos, o Global fornece informações importantes sobre as dinâmicas urbanas.
O índice permite aos tomadores de decisões avaliarem onde devem concentrar investimentos e promover desenvolvimento; evidencia pontos fracos ou desfavoráveis que requeiram políticas públicas compensatórias; e aponta onde pode melhorar a percepção de investidores nacionais e internacionais no que diz respeito ao ecossistema econômico e social da cidade, para atrair aportes financeiros.
Cristo Redentor é o símbolo máximo do Rio para o mundo
Inaugurado em 1931, o monumento tem 38 metros de altura e ocupa o topo do Corcovado. Do Cristo é possível ter uma visão panorâmica do Rio de Janeiro com as suas belezas e contradições. Anualmente, milhões de turistas visitam o monumento, que se tornou cenário de filmagens televisivas e cinematográficas, além de casamentos.
O monumento é uma vitória da engenharia e arquitetura. Construído com concreto armado, a estátua é revestida com pedra-sabão, que confere um brilho duradouro ao monumento. Além disso, o Cristo marca a identidade carioca e brasileira, como uma cidade e um país católicos.
Com uma população superior a 6 milhões de habitantes, segundo rádio Tupi, a capital fluminense conta com uma sinergia fascinante entre natureza e urbanização. Com praias internacionalmente conhecidas, como a de Copacabana, a cidade ainda reserva grandes áreas verdes que encantam os turistas. Apesar dos problemas e contradições sociais, a capital fluminense tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,799, que sinaliza uma alta qualidade de vida.
Patricia Lima