Search

sexta-feira, 6 dez, 2024

Brasil

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos vão para o segundo turno pela prefeitura de SP depois de disputa acirrada

Candidatos à Prefeitura de São Paulo que disputam o segundo turno tiveram somente 30 mil votos de diferença; tirando Pablo Marçal do páreo

Nas eleições deste domingo, 6 de outubro, o novo prefeito será decidido somente no dia 27 deste mês, num segundo turno entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol). Em disputa acirrada, os dois obtiveram 29% dos votos válidos com apenas cerca de 30 mil votos de diferença, batendo Pablo Marçal (PRTB) por um ponto percentual, que amargou um terceiro lugar. Às vésperas das eleições, as pesquisas já  apontavam que os três primeiros colocados poderiam ir para o segundo turno, com um empate técnico na intenção de votos.

Pouco antes do fechamento das urnas, Boulos afirmou, para a emissora de TV Globonews: “Agora, são dois caminhos: quem quer que a cidade fique como está, que concorda com Nunes; e quem quer mudança vem comigo – Boulos e Marta Suplicy.”

 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apoiou Nunes, também se pronunciou pelas suas redes sociais: “Estamos no segundo turno, o Nunes fez uma campanha limpa, respeitosa, com propostas consistentes, e foi reconhecido por isso e pelo trabalho incansável que vem fazendo pela capital. Agora, temos mais um turno para mostrar que a parceria com o governo do estado precisa seguir. Vamos em frente.”

 

Depois, em coletiva, Boulos agradeceu aos eleitores, mandando um recado para quem não votou nele. “Em primeiro lugar, quero agradecer aos mais de 1.700 mil paulistanos que votaram pela mudança, que votaram no 50 no dia de hoje. E quero também dialogar com aqueles e aquelas que não votaram na gente no primeiro turno. A enorme maioria do povo de São Paulo votou pela mudança. E agora, nesse segundo turno, isso estará em jogo”, disse.

 

Os outros candidatos, Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB), ficaram em quarto e quinto lugar. Eles tiveram, respectivamente, 9,93%% e 1,84% dos votos válidos.

 

Conheça Ricardo Nunes

 

Nascido na capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) tem 56 anos de idade, é empresário e o atual prefeito da capital paulistana que disputa a reeleição. Ele assumiu o cargo depois da morte de Bruno Covas, no ano de  2021. Em 2012, foi eleito vereador com mais de 30 mil votos. Em 2016, o palmeirense se reelegeu com 55 mil votos. Por seis anos, atuou como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital. Casado há 27 anos com Regina Carnovale Nunes, tem três filhos e um neto.

 

Conheça Guilherme Boulos

 

Aos 42 anos de idade, filiado ao PSOL, Boulos foi o deputado federal mais votado em São Paulo, com mais de 1 milhão de eleitores. É a segunda vez que ele se candidata à Prefeitura de São Paulo – em 2020, chegou ao segundo turno, mas perdeu para Bruno Covas (PSDB).

Tem duas filhas e é casado há 20 anos com a advogada Natália Szermeta. Boulos é professor, escritor, formado em filosofia e mestre em psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Nascido na capital paulista, ele tem como principal objetivo a luta pela moradia como a proposta da sua carreira. Ele também foi coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

 

Foto: Fotos Públicas