O Projeto Esporte na Cidade Norte e Nordeste iniciou neste mês de janeiro o terceiro ciclo de atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes paraenses. A iniciativa seguirá beneficiando 800 alunos em quatro cidades do Sudoeste do estado: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá e Parauapebas.
Nas últimas semanas, aconteceram reuniões de planejamento e execução com a equipe local da Vale, patrocinadora do projeto, e com os representantes das comunidades. Após análise individual sobre a realidade de cada local que recebe a iniciativa, foi a vez de fazer as entregas dos novos kits de uniformes para os alunos.
Material esportivo entregue
Na oportunidade, os beneficiários receberam kit de materiais completos para a utilização nas atividades do Esporte na Cidade Norte e Nordeste. Foram entregues camisa, short, meião e calçado para cada um dos 800 beneficiários. Os eventos contaram com a presença da equipe local da Vale, representada por Joanildes e Jadson.
Segundo Wellquy Corrêa da Silva, 14 anos, aluno de Nova Carajás, em Parauapebas, o projeto é uma grande porta aberta para que os jovens possam aprender sobre os esportes, e se tornarem boas pessoas.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar presente no projeto, agradecer aos professores Vagner e Setúbal. Quando cheguei ao projeto eu não sabia nada de futebol, de jogar bola. É um sonho que realizo. Tenho a certeza de que irão sair daqui muito bons cidadãos. Todos os alunos se esforçam muito para vir. Vamos aprender muito aqui e nos tornamos pessoas melhores no futuro”, revelou o aluno do projeto.
Auxilio no rendimento escolar
Com as aulas no contraturno escolar, o Esporte na Cidade Norte e Nordeste tem como objetivo que a atividade esportiva seja auxiliar do rendimento escolar do aluno. Desse modo, pode gerar impacto social positivo para todos. Além dos benefícios da realização de atividades físicas e do aprendizado de uma nova modalidade, o projeto pretende levar integração social, disciplina, educação e lazer orientado para os alunos.
O Esporte na Cidade Norte e Nordeste é realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Vale. A iniciativa atende 110 alunos em Marabá com a prática de futebol, no Campo da Folha 11. Em Parauapebas são 460 alunos. Já em Canaã dos Carajás, 120 alunos praticam futsal e handebol em duas escolas do município: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Adelaide Molinari e na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luís Carlos Prestes. Por fim, em Curionópolis são beneficiados 110 jovens.
Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.