Estado é o segundo maior produtor do metal no Brasil e respondeu por 28,1% da produção total brasileira
O mês de outubro foi positivo para a setor siderúrgico fluminense, com o Rio de Janeiro produzindo 864 mil toneladas de aço. O volume representa um avanço de 8,3% da produção, comparativamente com o mesmo mês do ano passado. Com o resultado, o Rio responde por 28,1% da produção total brasileira. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.
Segundo o governador Cláudio Castro, a contribuição fluminense para a produção de aço nacional reforça o protagonismo do Estado do Rio no progresso industrial e na geração de empregos no segmento.
“O Rio de Janeiro segue como destaque no setor siderúrgico, fortalecendo nossa economia e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do Brasil. Com 28% da produção nacional, reafirmamos o compromisso com a geração de empregos e o progresso industrial”, celebrou o chefe do Executivo estadual.
Entre os meses de janeiro e outubro, a produção fluminense acumulou 7,4 milhões de toneladas produzidas – alta de 2% em relação ao mesmo período de 2023.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destacou que a vice-liderança do Rio de Janeiro na produção de aço coloca o Estado em uma posição de protagonismo na “construção civil e obras públicas”. Fernanda Curdi destacou ainda que o consumo do material “tem ligação direta com o progresso econômico”.
Um levantamento realizado pelo Instituto Aço Brasil verificou que a produção brasileira de aço bruto foi de 28,4 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a outubro de 2024. A produção representa um aumento de 6% frente ao mesmo período de 2023.
No que diz respeito à produção mensal nacional, o Brasil registrou 3 milhões de toneladas, no mês de outubro. O avanço da produção de aço no mês foi de 16,2% na comparação com outubro de 2023.