Search

quarta-feira, 4 dez, 2024

Mundo

Prestes a deixar a presidência do PT, Gleisi Hoffman pode ganhar um ministério

Nome de Gleisi foi sondado para o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, mas Lula quer a deputada na articulação do governo - Flickr
Nome de Gleisi foi sondado para o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, mas Lula quer a deputada na articulação do governo - Flickr

Lula avalia que a Hoffman deve ocupar uma pasta de articulação política, como a Casa Civil, comandada pelo intensamente criticado Rui Costa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia nomear a atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para algum ministério do seu governo. A petista deixa o comando da agremiação em novembro deste ano.
Em avaliações iniciais, integrantes do governo queriam entregar o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, a Hoffman. Após análise, Lula ponderou que Gleisi seria mais útil à frente da articulação política do governo.
Segundo a CNN, para o presidente e auxiliares próximos, a chamada “cozinha do Palácio do Planalto” seria o local ideal para Gleisi Hoffman. A “cozinha” é o conjunto de ministérios que despacham na sede administrativa, portanto, com grande proximidade do gabinete presidencial.
Uma das pastas apreciadas por Lula para acomodar Hoffman seria a Casa Civil, liderada por Rui Costa. O ministro tem sido alvo de críticas frequentes por parte de congressistas e assessores do governo. O presidente, no entanto, resiste um tirar Costa, embora, para ele, Glesi na pasta fosse melhor para o governo.
A segunda opção avaliada pelo comando petista é a Secretaria-Geral, atualmente ocupada por Márcio Macedo. A pasta tem a sua importância por ser responsável pela articulação com movimentos sociais. Ainda assim, Lula avalia a Secretaria como pequena para Hoffman Uma alternativa estudada seria a ampliação da pasta para acomodar a deputada.
Lula já avisou que não pretende fazer uma reforma ministerial, apenas mudanças pontuais para acomodar aliados. Isso seria no ano que vem.
Para a presidência do PT, atual lugar de Gleisi Hoffman, Edinho Silva, prefeito de Araraquara, é considerado a escolha ideal para Lula.

Patricia Lima