Nesta quinta-feira, 28 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria o programa Periferia Viva, que tem como objetivo promover a melhoria das condições de vida nas comunidades. Mais de 30 políticas foram pactuadas entre ministérios para fomentar os investimentos nas periferias. Só de recursos do Novo PAC, serão liberados mais de R$ 7 bilhões.
“Hoje é o dia em que a periferia desse país se torna visível para o governo e para a sociedade. Vocês não serão mais invisíveis, nós estaremos enxergando vocês”, disse Lula, visivelmente emocionado, durante a cerimônia de lançamento do programa no Palácio do Planalto.
Durante seu pronunciamento, Lula destacou que as necessidades que os moradores de periferias possuem hoje são resultado do descaso do poder público ao longo de décadas. “Eu digo sempre que os prefeitos que entraram nesse país, a partir dos anos 80 não estão governando, estão recuperando o descaso que foi feito nos anos 50, 60, no auge do êxodo rural. Porque as pessoas vinham para a cidade sem nenhum preparo, não tinha nenhum preparo para receber, e as pessoas iam para onde a polícia deixava”, afirmou.
Lula disse, ainda, que pretende construir neste país uma sociedade civilizada, onde todos tenham direitos, mas que respeitem os direitos dos outros. “Onde a gente possa torcer para times diferentes, sem brigar. Onde a gente pode professar uma religião, sem ser inimigo da outra, pode votar no candidato, sem precisar virar inimigo do outro. É isso que a gente precisa nesse país, para que a gente possa garantir para vocês um programa como esse, chamado Periferia Viva”, declarou.
No mesmo evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, falou da importância do Governo Federal em desenvolver políticas públicas voltadas aos mais de 16 milhões de brasileiros que vivem em favelas no Brasil, segundo dados do IBGE. “A criação, pelo presidente Lula, da Secretaria Nacional de Periferias, dentro do Ministério das Cidades (MCid), mudou completamente e para sempre o olhar do governo sobre as periferias. Com o programa Periferia Viva, houve o reconhecimento de que elas não são apenas áreas de vulnerabilidade, são também áreas com imenso e vibrante potencial de inovação e resiliência”, disse.
O Periferia Viva é um programa de urbanização de favelas com foco em quatro eixos: Infraestrutura urbana; Equipamentos sociais; Fortalecimento social e comunitário; e Inovação, tecnologia e oportunidades.