terça-feira, 16 abr, 2024

Semana tem novas pesquisas e campanhas intensas

REUTERS

Claudio Fernandes e Agência Reuters

O Ipec, que errou seus prognósticos além da margem de erro durante todo o primeiro turno, anunciará nesta segunda-feira os resultados de uma nova pesquisa sobre o segundo turno da eleição presidencial, marcado para o dia 30 de outubro, enquanto os dois postulantes ao Palácio do Planalto terão encontros distintos.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com políticos, intelectuais e representantes de movimentos sociais, à tarde, em São Paulo, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se reunirá com cantores e músicos sertanejos em Brasília.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

NOVA RODADA

O Ipec anuncia os resultados de sua mais recente pesquisa sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República, abrindo mais uma semana que será recheada de levantamentos sobre o pleito, inclusive no feriado de quarta-feira, quando será comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Na terça, o Ipespe divulga uma pesquisa, na quarta será a vez do PoderData, na quinta Genial/Quaest e AtlasIntel e, na sexta, a semana de sondagens termina com XP/Ipespe e Datafolha. Todas essas empresas previram vitória de Lula no primeiro turno, inclusive na véspera da eleição.

Por conta disso, seguem sendo alvo de duras criticas.

SOCIEDADE CIVIL

Depois de dar entrevista pela manhã à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, na qual disse que sua eleição atrairia investimento estrangeiro ao Brasil, Lula se reunirá à tarde com políticos, intelectuais e membros de movimentos sociais em São Paulo.

Depois de uma caminhada em Belo Horizonte no domingo, o ex-presidente centrará fogo no Sudeste nesta semana, fazendo campanha na terça e na quarta-feira no Rio de Janeiro.

SERTANEJOS

Bolsonaro se encontra à tarde em Brasília com músicos e cantores sertanejos depois de participar no fim de semana do Cirio de Nazaré, em Belém.

Nesta semana, o presidente participará de mais uma manifestação católica ao comparecer a Aparecida do Norte, em São Paulo, na quarta-feira. No mesmo dia, irá para Belo Horizonte e, antes, na terça, fará campanha na Região Sul, em Balneário Camburiú (SC) e Pelotas (RS).

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

Ipec – 10 de outubro, segunda-feira

Ipespe – 11 de outubro, terça-feira

PoderData – 12 de outubro, quarta-feira

Genial/Quaest – 13 de outubro, quinta-feira

AtlasIntel – 13 de outubro, quinta-feira

Datafolha – 14 de outubro, sexta-feira

XP/Ipespe – 14 de outubro, sexta-feira

ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

DATAFOLHA

Divulgada em 7 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

GENIAL/QUAEST

Divulgada em 6 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 41%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 7%

PODERDATA

Divulgada em 6 de outubro

Margem de erro: 1,8 ponto percentual

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

IPEC

Divulgada em 5 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 2%