Search

quinta-feira, 25 jul, 2024

Pesquisa do Ipespe: Lula 50% e Bolsonaro 43%

REUTERS

Claudio Fernandes e Agência Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na disputa do segundo turno pelo Palácio do Planalto, com 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipespe divulga nesta terça-feira, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, soma 43%.

Os votos nulos e brancos somaram 4% e os indecisos ficaram em 2%, segundo o levantamento que tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Depois dos resultados oficiais do primeiro turno, as empresas de pesquisa foram alvo de críticas, especialmente por terem subestimado os números de Bolsonaro na primeira votação.

O Ipespe está entre essas empresas, já que durante praticamente toda a campanha apontou vitória do petista no primeiro turno, inclusive na véspera da eleição. O erro grotesco abalou consideravelmente a credibilidade desta e das demais companhias que agiram da mesma forma.

Na sondagem feita em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), o Ipespe mostra Lula com 54% contra 46% de Bolsonaro quando são excluídos os votos nulos, brancos e aqueles que não souberam responder ou não responderam.

O levantamento aponta ainda que, levando em conta as intenções de voto entre os 81% dos entrevistados que têm “muito ou algum interesse” na eleição, Lula tem 51% e Bolsonaro 47%, enquanto os brancos e nulos somam 2% e os indecisos 1%.

A pesquisa mostra ainda que o petista tem vantagem entre aqueles que votaram em Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno, e Ciro Gomes (PDT), quarto colocado: Lula aparece respectivamente com 55% e 44%. Já Bolsonaro registra 16% de votos entre eleitores de Simone Tebet e 36% entre os de Ciro.

No tópico rejeição, 49% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, enquanto 45% dizem o mesmo de Lula.

O Ipespe entrevistou 1.100 pessoas por telefone entre sábado e segunda-feira.