terça-feira, 16 abr, 2024

Datafolha reduz vantagem de Lula para 5%

REUTERS

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

Menos de uma semana após divulgar uma pesquisa que dava ao ex-presidente Lula uma vantagem superior a 10% sobre Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições, o Datafolha divulgou nova pesquisa eleitoral. Nesta sexta-feira, novo levantamento da empresa, que previu a vitória do petista no primeiro turno da corrida à presidência um dia antes das eleições, voltou a apresentar um resultado em que Lula vence, mas dessa vez por uma margem de cinco pontos percentuais.

De acordo com os números, Bolsonaro tem a preferência de 44% do eleitorado, contra 49% de Lula. Haveria ainda 6% de votos brancos e nulos e 2% dos entrevistados não responderam. Nos votos válidos, Lula passaria para 53% e Bolsonaro chegaria a 47%.

No dia 1 e outubro, véspera do primeiro turno das eleições, a mesma empresa divulgou uma pesquisa em que, em uma simulação de segundo turno, o petista atingiria os mesmos 53%. Em compensação, o candidato do PL à reeleição teria apenas 38% das intenções de voto.

Foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.