Estudo da Firjan projeta crescimento maior do que o nacional, que deve ser de 2,43%, segundo o BC
A economia fluminense deve seguir o seu fluxo de crescimento nos próximos meses, segundo levantamento da Federação das indústrias do Estado do
Rio Janeiro (Firjan).
A projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado avance em 3,1%. Caso, estimativa seja confirmada, o PIB fluminense deve ficar acima do nacional, cuja estimativa de aumento é de 2,43%, este ano, de acordo com o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (26), pelo Banco Central (BC).
Entre as atividades que impulsionarão o crescimento do Rio de Janeiro, segundo a Firjan, estão a construção civil e a indústria de petróleo e gás. Mas há projeções de que a indústria de transformação também contribua para o PIB do Estado.
De acordo com a análise da Firjan, a indústria deverá crescer 5,3%. A maior expectativa de crescimento está na indústria extrativa, que deve encerrar o ano com taxa de 7,0%, graças à continuidade dos elevados índices de produção de petróleo e gás natural. Esse percentual deve ser ajudado ainda com a entrada de novas plataformas de petróleo na atividade extrativa.
Já a indústria de transformação do Estado deve registrar um acréscimo de 2,7% este ano, sendo impulsionada pelo setor de derivados de petróleo, que se destaca, atualmente, pela sua elevada sinergia com a indústria extrativa.
Em 2024, o segmento da construção continuará com a sua marcha de crescimento, segundo a Federação, que projetou uma taxa de 4,3%, impulsionada pelos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano.
O setor de serviços registrará um crescimento de 2,2%, beneficiado pela melhora do mercado de trabalho fluminense, segundo O DIA.
Patricia Lima