Search

domingo, 8 dez, 2024

Rio

Pela quinta vez consecutiva, Rio de Janeiro bate recorde de abertura de empresas

Marca é a melhor de todos os meses de setembro nos 216 anos de funcionamento da Junta Comercial fluminense

O mês de setembro apresentou bons resultados para o ambiente de negócios fluminense, que, pela quinta vez consecutiva, bateu o recorde de abertura de empresas, com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrando a abertura 6.651 negócios no mês. A marca é a melhor de todos os meses de setembro nos 216 anos de funcionamento da autarquia. Com o resultado, o Estado do Rio de Janeiro soma 57.683 novas empresas em 2024, o maior número de todos os tempos, no período de nove meses.
A melhora no ambiente de negócios, assim como a criação e implementação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo têm feito a diferença para o aquecimento da economia fluminense, segundo o governador Cláudio Castro (PL).
“O empreendedorismo tem crescido significativamente no estado, impulsionado pelas políticas públicas que executamos e pela melhoria contínua do ambiente de negócios, para a qual trabalhamos desde o primeiro dia de nossa gestão. E é um bom termômetro para medir a atividade econômica no território fluminense, que tem registrado também os melhores índices de geração de empregos”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
O resultado alcançado em setembro representa um avanço de 11,6% no comparativo ao mesmo mês do ano passado, quando 5.956 empresas foram abertas. O Estado do Rio também apresentou outros recordes de aberturas de empresas este ano: janeiro, 5.528; abril, 7.035; junho, 6.597; e julho, com 7.315 empreendimentos com as atividades iniciadas. O ano de 2022 foi o que registrou o melhor resultado nos nove primeiros meses do ano, com abertura de 55.755 negócios. O resultado de 2024 supera em 3,4% a antiga melhor marca.
O presidente da Jucerja, Sergio Romay, qualificou como muito positivos os resultados conquistados em 2024, ressaltando que a desburocratização, agilização e modernização dos processos relacionados a abertura de negócios têm impactado fortemente o cenário econômico fluminense.
“Os números mostram que o ano de 2024 têm sido muito positivos para a economia do Estado. Estamos trabalhando para facilitar cada vez mais a vida dos empresários fluminenses, desburocratizando, agilizando e modernizando os processos, permitindo que novos negócios sejam abertos de maneira mais simples e, consequentemente, outros recordes sejam batido”, observou Sergio Romay.
Segundo a autarquia, das 6.651 novas empresas abertas em setembro deste ano, 6.075 foram constituições; 478 aberturas de filiais; e 98 inscrições de transferências. Os municípios que mais abriram empresas foram: Rio de Janeiro, com 29.320 constituições; Niterói, 3.968; Duque de Caxias, 2.156; São Gonçalo, 1.848; e Nova Iguaçu, com 1.648 empreendimentos.
Rio / Patricia Lima