Hélio Viana atua no mercado de futebol global há mais de 40 anos. No obra, Viana fala, entre outras coisas, sobre os gargalos enfrentados pelo Brasil que o impedem de ser um mercado bilionário
Nesta segunda-feira (7), acontece o lançamento virtual do livro ‘Futebol Brasileiro – um gigante adormecido’, do empresário Hélio Viana. A obra aborda a atividade esportiva a partir dos seus impactos socioeconômico e culturais tanto no Brasil quanto no exterior, especialmente na Europa, que reúne os times mais ricos do mundo. A obra é editada pela Life Editora.
Nascido na Inglaterra, no século XIX, o futebol tornou-se, a partir da segunda metade do século XX, uma indústria que movimenta bilhões de dólares mundo afora. No Brasil, o esporte como ativo econômico ainda é explorado com baixos níveis de eficiência, apesar de o País ser um dos principais exportadores de atletas para o exterior e ter no esporte uma das vertentes de identidade nacional.
No livro, um dos pontos destacados por Hélio Viana é a necessidade de reposicionamento da atividade como negócio no Brasil nos moldes semelhantes aos praticados pelo futebol europeu, o mais rentável e competitivo do mundo.
Trabalhando no mercado esportivo global há mais de 40 anos, Viana teve uma participação destacada na criação da Lei Pelé (Lei 9.615/98), voltada para a promoção e democratização do esporte, proteção dos direitos dos atletas, regulamentação trabalhista do mercado de futebol, entre outras medidas.
O empresário e ex-presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do mesmo Estado, Rogerio Pinto Coelho Amato, ressalta a importância da obra, que é resultado de uma vivência intensa e longa do autor como profissional que atuou nos mercados nacional e internacional do futebol.
“Após todos esses anos de aprendizado pelo mundo afora acompanhando de perto a evolução do futebol por todo o planeta, Hélio surge agora com este livro, que apresenta todas as nossas falhas e o caminho a seguir. Tomando como base as transformações e mudanças que sofreu no resto do mundo para chegar ao patamar atual, ele traz aqui a fórmula para o crescimento do Futebol Brasileiro”, comenta Rogerio Amato.
Em “Futebol Brasileiro: Um Gigante Adormecido”, Hélio Viana também aborda questões polêmicas, mas cruciais para o mercado de futebol brasileiros. Entre elas: a regulamentação dos clubes, as SAFs e a necessidade de fazer do esporte um negócio bilionário.
Sobre Hélio Viana
Além de empresário, Hélio Viana é Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EBAPE e já publicou diversos artigos acadêmicos sobre governança corporativa em clubes de futebol. Viana foi ainda o idealizador do pacto de reestruturação do futebol brasileiro, que implantou o sistema de pontos corridos.
Ao longo da sua longa carreira no universo esportivo, Hélio Viana atuou ainda como CEO da H3 Sports Capital, Secretário Executivo do Ministério dos Esportes, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.
Entre outras atividades, atualmente, Hélio Viana é comentarista no Jogo Limpo Cast, poadcast criado por ele para falar sobre os bastidores e o que há de mais relevante no fascinante e bilionário universo do futebol.
Redes Sociais:
Instagram: @heliovianaFGV
Youtube: @jogolimpocast
Instagram: @jogolimpocast
Tiktok: @jogolimpocast
Patricia Lima