Operação policial fez com que bandidos fechassem pista com ônibus.
A região da Tijuquinha, mais precisamente a que corresponde ao trecho da Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, segue interditada nos dois sentidos desde o início da tarde desta quarta-feira, 16. O motivo é a operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que ocorre no local, que também liga as comunidades da Muzema e Rio das Pedras. Por conta da ação policial, nove ônibus foram sequestrados por criminosos e usados como barricadas na estrada. Dois deles estão no meio da pista, impedindo a passagem de veículos. Ainda não se sabe o motivo das barricadas, mas fontes garantem que é uma ação para desviar a atenção da polícia.
Segundo informações fornecidas pelo sindicato das viações que operam na capital, os bandidos pediram para os passageiros descerem e atravessaram os veículos na via. “Esse tipo de estratégia é feita para que os criminosos desviem a atenção da Polícia Militar do ponto onde a gente está atuando ali, tentando criar essa cortina de fumaça, levando a desordem, o caos para pessoas inocentes”, disse a porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Cláudia Moraes.
Um longo congestionamento tomou conta do local e muitas pessoas seguiram andando, pois não sabem até quando a pista vai ficar interditada. Carros também foram vistos manobrando para fugir da ocorrência, que ainda afetou diversas linhas dos coletivos que circulam na localidade, tendo que alterar o seu itinerário, de acordo com informações da Rio Ônibus.
A Polícia Militar e Polícia Civil estão no local, com o objetivo de reforçar o policiamento e evitar que a situação se agrave ainda mais. A Polícia Civil revelou, ainda, que é comum que o crime organizado use pessoas no papel do chamado gerente de barricadas, responsável por instalar bloqueios nas comunidades para dificultar o acesso da polícia.
Vale destacar que, nos últimos 12 meses, 130 ônibus foram usados como barricadas em comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O sindicato afirmou, também, que entre agosto do ano passado e desse ano, 32 coletivos foram incendiados. Já durante o mês de agosto último, ônibus e caminhões foram usados por criminosos como barricadas em durante operação policial no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
Confira as linhas sequestradas pelos bandidos:
- D13091 – 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C30229 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30213 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30241 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30127 – 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30193 – 550 Cidade de Deus x Gávea
- C13058 – 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C47815 – 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
- Há, ainda, um nono ônibus de linha não informada.
Foto: Reprodução/ TV Globo