Levantamento traz candidatos Boulos e Marçal em disputa acirrada pelo cargo de prefeito de SP
Com a divulgação da pesquisa Atlas Intel, a corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo sofreu uma mudança de cenário. De acordo com o levantamento divulgado, deverá haver um empate técnico entre Guilherme Boulos (PSol), com 28% das intenções de voto, e Pablo Marçal (PRTB), que subiu oito pontos em relação à pesquisa anterior, somando agora 24,4%. Já o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) foi ultrapassado por Marçal e caiu para a terceira posição, com 20,1%.
Marçal aparece pela primeira vez à frente de Nunes, que oscilou dois pontos para baixo nas últimas três semanas. Boulos, apesar de ainda se manter na liderança, teve uma queda de um ponto dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outros candidatos também tiveram quedas: Tabata Amaral (PSB), que aparece com 10,7%, oscilou em 1,3 pontos, e José Luiz Datena (PSDB) perdeu 2,8 pontos, ficando com 7,2%. Os demais concorrentes Marina Helena (Novo), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não ultrapassaram os 5% de interesse de voto.
A pesquisa revela, ainda, diferenças no perfil do eleitorado. Marçal tem seu melhor desempenho entre os homens (31,5%) e entre concorrentes com até o ensino fundamental (41,3%). Já Boulos liderou entre as mulheres (33,7%) e o público com ensino superior (37,8%). Nunes se destaca entre concorrentes com mais de 60 anos (29,5%) e entre aqueles com renda familiar superior a R$10 mil (29,9%).
Além da disputa no primeiro turno, a pesquisa testou seis cenários de segundo turno. Em todas as simulações, Pablo Marçal saiu derrotado, enquanto Tabata Amaral foi a única a não perder em nenhuma das projeções. Ela conseguiu um empate técnico com Guilherme Boulos, por 33,8%.
Em uma disputa possível entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o atual prefeito venceria com 45,7% contra 38,5% do candidato do PSol. Já no confronto entre Nunes e Marçal, o prefeito também sairia vitorioso com 48,2% a 29,2%.
O Instituto Atlas Intel entrevistou 2.200 eleitores por meio de recrutamento digital entre os dias 5 e 10 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-01125/2024.