Search

terça-feira, 15 out, 2024

Mundo

Força Aérea israelense lança nova série de ataques em Beirute, relatam fontes

AP Photo / Bilal Hussein
AP Photo / Bilal Hussein
A gestão de Benjamin Netanyahu voltou a atacar Beirute nesta segunda-feira (23). Segundo relatos de fontes libanesas à Sputnik, a Força Aérea de Israel lançou uma série de ataques contra a região.
“Vários ataques atingiram o bairro de Madi, nos subúrbios ao sul [de Beirute]. Quatro ou cinco explosões foram ouvidas“, disse uma testemunha ocular.
Equipes de emergência da Defesa Civil carregam um homem que ficou ferido depois que seu pager explodiu, na cidade portuária de Sidon, no sul do Líbano, 17 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2024

Panorama internacional

Explosões de pagers no Líbano não tiveram relação com nenhuma ação do Hezbollah, diz mídia de Israel

O alvo do ataque israelense foi o comandante sênior do Hezbollah, Ali Karaki, informou o The Times of Israel, dizendo que essa informação foi fornecida por fontes de segurança à mídia israelense.

Feridos e situação na região

Os recentes ataques de Israel ao Líbano deixaram, ao menos, 5 mil feridos, segundo reportado pelo Ministério da Saúde libanês nesta segunda.
A situação no Oriente Médio se agravou esta semana quando equipamentos de comunicação — primeiro, pagers e, depois, walkie-talkies — explodiram simultaneamente em diferentes partes do Líbano nos dias 17 e 18 de setembro.
IRGC - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2024

Panorama internacional

Irã proíbe uso de dispositivos de comunicação e passa ‘pente fino’ no IRGC após explosões no Líbano

Como a mídia informou, eram usados principalmente por membros do Hezbollah.
As autoridades libanesas atribuíram a responsabilidade pelo incidente a Israel. Tel Aviv não confirmou nem negou seu envolvimento.
Nos dias que se seguiram, o Hezbollah intensificou seus ataques com foguetes contra Israel, e as Forças de Defesa de Israel (FDI) aumentaram os bombardeios no território libanês.
Sputnik