O Botafogo empatou em 1 a 1, contra o Criciúma, no Maracanã, pela 30a rodada do Brasileiro, resultado que frustrou os quase 65 mil torcedores , maior público este ano no estádio, que fizeram uma linda festa para o time na noite de sexta-feira chuvosa no Rio.
Apesar continuar na liderança, alguns detalhes relembraram o campeonato de 2023, principalmente de desatenção na defesa.
Os gols foram nos 9 minutos de acréscimos da arbitragem, no segundo tempo .
Tiquinho, de cabeça, aos 47 minutos, fez 1 a 0. O empate veio no lance seguinte, com Felipe Vizeu, também de cabeça, após desatenção do sistema defensivo do Botafogo, que ainda teve um gol do zagueiro Barboza, anulado , com a bola tocando em sua mão antes de entrar.
O tropeço no Maracanã poderá custar caro ao alvinegro. Apesar de continuar na liderança isolada, com 61 pontos, 4 pontos a mais que o segundo colocado, já que o Palmeiras ( 57), tem um jogo a menos e caso vença o Juventude, neste domingo, a diferença cairia para um ponto.
A noite prometia ser de intensas vibrações no retorno ao Maracanã: o maior público presente ( 64.727 ) e o time com a força máxima. O Criciúma, com 36 pontos,12o colocado, era o adversário ideal para somar 3 pontos.
No entanto, os laterais não funcionaram e as jogadas de ataque não foram as melhores e facilitaram as defesas do goleiro Gustavo. O Criciúma jogava recuado e surpreendia nos contra-ataques.
Foi assim no gol de empate. No lance seguinte ao gol, a desatenção da defesa do Botafogo permitiu que o adversário chegasse ao empate. A bola foi cruzada e encontrou Felipe Vizeu ,na área ,para empatar, de cabeça.
Juiz – Matheus Delgado, de São Paulo.
Escalações:
Botafogo – Jonh, Vitinho ( Carlos Alberto), Adryelson, Barboza e Alex Telles ( Cuiabano) ; Grégore, Marlon Freitas ( Tchê Tchê), Tiago Almada ( Tiquinho) e Savarino ( Eduardo); Luiz Henrique e Igor Jesus.
Técnico: Arthur Jorge.
Criciúma – Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Tobias e Trauco; Meritão ( Barreto), Ronald, Felipe Matheus e Marcelo Hermes ( Jõnatas); Artur Caíke ( Bolasier) e Alano ( Felipe Vizeu.
Técnico: Cláudio Tencati
Foto: © VÍTOR SILVA/BOTAFOGO/ Ag Brasil