quinta-feira, 4 jul, 2024

História do Jornal

Um jornal que “nasceu” histórico

Carlos Lacerda, um dos mais eloqüentes e reconhecidamente competentes jornalistas de seu tempo, assinava uma coluna chamada “A Tribuna da Imprensa” no jornal Correio da Manhã. Quando deixou a publicação, resolveu montar seu próprio diário e o nome escolhido não poderia mesmo ser outro. Assim, em 27 de dezembro de 1949, foi para as ruas pela primeira vez a “Tribuna da Imprensa”.

Com a “cara do dono”, a Tribuna nasceu combativa, corajosa, visceral e assim permaneceu ao longo de sua história. Com menos de cinco anos de idade, mudou a história do país. Suas reportagens e artigos levaram ao célebre atentado da Rua Toneleiros, em 1954, e na sequência, ao suicídio do então presidente Getúlio Vargas.

Mudança de mãos

Lacerda, que se tornou político, deixou o comando do jornal em 1961. A publicação foi vendida por 10 milhões de dólares para Manuel Francisco do Nascimento Brito, genro da condessa Pereira Carneiro, dona do Jornal do Brasil. No ano seguinte, o jornalista Hélio Fernandes (segundo o próprio sem gastar um centavo), assumiu o ativo e o passivo do jornal.

Sob a tutela de Fernandes, a Tribuna seguiu o caminho idealizado por Lacerda em sua fundação. Assim, esteve na primeira fila dos maiores acontecimentos da história do país e do mundo ao longo dos quase cinquenta anos em que circulou comandado pelo jornalista.

A Tribuna deixou ser impressa em dezembro de 2008 e se manteve como site até fevereiro de 2009.

Presente e Futuro

De forma digital, o site voltou ao ar no segundo semestre de 2022. Com o tom crítico de sempre, a Tribuna mantém seus pés fincados na velha forma de praticar bom jornalismo: Isenção, objetividade e busca incessante e inegociável pela verdade dos fatos.

A cabeça, entretanto, está no futuro. A idéia que está sendo posta em prática é estarmos atentos ao apoio irrestrito às iniciativas políticas, econômicas e sociais que estimulem o desenvolvimento de um Brasil independente e soberano. Para isso, vamos fornecer conteúdo em diversas plataformas, estando, como sempre, na vanguarda do que há de mais atual e moderno naquilo em que somos especialistas desde 1949: informação de qualidade.