Trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola está sendo feito de forma experimental e gratuita para moradores do bairro
O ramal Paula Mattos, primeiro trecho revitalizado do sistema de bondes de Santa Teresa, foi inaugurado, na última terça-feira (27), pelo governador Cláudio Castro (PL). Na quarta-feira (28) teve início, de forma experimental e gratuita, as atividades no trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, apenas para moradores.
O investimento do Governo do Estado foi de aproximadamente R$ 70 milhões. As intervenções foram iniciadas em janeiro deste ano e têm como objetivo viabilizar a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre, paralisados há mais de dez anos.
“É uma alegria fazer essa entrega. Hoje, completam 13 anos do acidente que vitimou seis pessoas aqui. Eu não tenho dúvida que o povo de Santa Teresa ganha demais, assim como o turismo. Optamos, com a inauguração deste ramal, atender quem mora aqui, que precisa sair daqui para trabalhar, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médico”, disse Castro.
Mais de 40 mil moradores do bairro serão beneficiados com a requalificação do trajeto. Somente em julho, 67 mil pessoas embarcaram no bonde. O próximo trecho a ser inaugurado é o Silvestre, que liga o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.
“Este momento simboliza um novo capítulo na história do bonde, estamos falando de uma espera de mais de dez anos. A operação desse trecho será fundamental para atender tanto quem trabalha no posto quanto quem precisa ir até o local para receber atendimento.
Vamos seguir avançando para entregar o trajeto original completo para a população, até o Silvestre”, ressaltou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB).
Neste domingo, dia 1º, os bondinhos de Santa Teresa completam 128 anos, com muitas mudanças realizadas, como a contratação de novos funcionários, além da renovação de mais de 1.000 metros da via permanente e da rede aérea do transporte.
O trabalho dos motorneiros permitiu a redução dos intervalos entre as viagens. Em maio, o sistema já havia recebido mais um coletivo, passando a contar com cinco bondes.
A inauguração do trecho foi aprovada por moradores e comerciantes do bairro. A estudante Beatriz Guimarães, de 28 anos, comentou que poderá descer do bonde mais próximo da sua casa.
“Estou muito feliz. Moro em Santa Teresa desde 2019 e sempre escolho os bondes para o meu transporte.
É gratificante passar pela cidade no bonde. A paisagem é linda, um refresco no fim do dia depois de sair do trabalho. Agora, vai ser melhor ainda porque vou descer do bonde mais perto de casa”, comemorou a estudante.
Gerente de um bar, localizado na Rua Paschoal Carlos Magno, Alexandre Túlio Paixão, de 47 anos, destacou que todos sairão ganhando, especialmente os comerciantes.
“Esse é um trecho que estava sendo aguardado pela população há alguns anos. Será bom para o morador, para o turista e para o comércio. Todos saíram ganhando. Foi uma entrega muito importante”, disse o comerciante.
Já mestre de capoeira Vandick Sales, de 72 anos, que mora há quase duas décadas em Santa Teresa, confidenciou que, apesar de ter uma moto, prefere usar o bonde quando vai ao Centro da cidade.
“O bonde é um transporte tranquilo e seguro. Também gosto de observar as pessoas no transporte. Tenho a possibilidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo. Andar de bonde é muito bom. Além disso, não pago passagem porque sou morador e chego ao meu destino bem rápido”, comentou Sales.
Patricia Lima