terça-feira, 16 abr, 2024

Zelenskiy promete vitória na guerra em discurso

REUTERS

Da Agência Reuters

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, marcou o feriado do Dia dos Defensores da Ucrânia nesta sexta-feira prometendo vitória sobre a Rússia e liberdade para a Ucrânia.

Em um discurso em vídeo feito nos arredores da capital Kiev, Zelenskiy agradeceu às Forças Armadas da Ucrânia por defender seu país. Ele disse que tudo que foi tirado da Ucrânia será devolvido, e nenhum soldado será deixado em cativeiro.

“Parece que o inimigo atual em seu mal une todos os inimigos de nosso Estado que enfrentamos antes”, disse Zelenskiy nas colinas arborizadas perto do vilarejo de Vitachyv, local de um posto militar histórico com vista para o rio Dnipro.

“Ao derrotar este inimigo, responderemos a todos os inimigos que invadiram a Ucrânia – por aqueles que viveram, que vivem e que viverão em nossa terra. Esta será uma vitória para todo o nosso povo. Esta será uma vitória para as Forças Armadas da Ucrânia.”

A invasão da Ucrânia pela Rússia, lançada em 24 de fevereiro, matou milhares, deslocou milhões, pulverizou cidades e prejudicou a economia global.

As forças ucranianas fizeram avanços nas últimas semanas, mas a Rússia realizou ataques aéreos pesados ​​que atingiram instalações de energia e prédios de apartamentos nesta semana.

“O mundo vê que os ucranianos não perdem sua humanidade sob nenhuma circunstância. O inimigo pode atacar nossas cidades, mas nunca nossa dignidade”, disse Zelenskiy em seu discurso em vídeo marcando o feriado de 14 de outubro.