sábado, 13 abr, 2024

Rishi Sunak diz que Inglaterra tem profundo desafio econômico

REUTERS

Da Agência Reuters

O Reino Unido enfrenta sérios desafios econômicos e precisa de estabilidade e unidade, disse Rishi Sunak nesta segunda-feira, em seu primeiro discurso público depois de ser declarado líder do Partido Conservador e futuro primeiro-ministro.

“Não há dúvida de que enfrentamos um profundo desafio econômico”, disse Sunak. “Agora precisamos de estabilidade e unidade, e farei de minha maior prioridade unir nosso partido e nosso país”.

Rishi Sunak se tornou primeiro-ministro britânico nesta segunda-feira, depois que outros candidatos desistiram da disputa para liderar o Partido Conservador, deixando-o com a tarefa de conduzir um país profundamente dividido em meio a uma crise econômica que deixará milhões de pessoas mais pobres.

Sunak, um dos políticos mais ricos de Westminster,  substitui Liz Truss, a líder que durou apenas 44 dias no cargo.

Ele derrotou a política de centro Penny Mordaunt, que não conseguiu apoio suficiente dos parlamentares para entrar na votação, enquanto outro rival, o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, desistiu da disputa dizendo que não pode mais unir o partido.

“Esta decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem meu total apoio”, disse Mordaunt em um comunicado ao se retirar da disputa minutos antes do anúncio do vencedor.

Sunak, de 42 anos, deve promover cortes profundos nos gastos para tentar reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, no momento em que o país entra em recessão, arrastado pelo aumento do custo de energia e alimentos.

O Reino Unido está travado em um estado de crise permanente desde que votou em 2016 para deixar a União Europeia, desencadeando uma batalha em Westminster sobre o futuro do país que permanece sem solução até hoje.

Sunak chamou a atenção nacional quando, aos 39 anos, tornou-se ministro das Finanças de Boris Johnson, assim que a pandemia da Covid-19 atingiu o Reino Unido, desenvolvendo o bem-sucedido esquema de licença.

O ex-analista do Goldman Sachs será o primeiro premiê do Reino Unido de origem indiana.