sábado, 13 abr, 2024

Rei Charles vai à Alemanha em 1ª viagem como monarca

Rei britânico Charles
REUTERS/Michele Tantussi

 

Da Agência Reuters

 

O rei britânico Charles partiu para a Alemanha nesta quarta-feira em sua primeira visita de Estado ao exterior desde que se tornou monarca do Reino Unido, como parte dos esforços para virar a página de anos de relações conturbadas entre seu país e a União Europeia após a saída britânica do bloco.

Charles, que sucedeu a mãe, rainha Elizabeth, como monarca britânico em setembro, viajaria primeiro para a França, mas cancelou essa parte da viagem devido à violenta agitação social sobre a nova lei de aposentadoria do presidente francês, Emmanuel Macron.

Durante a visita de três dias à capital da Alemanha, Berlim, ao Estado de Brandemburgo, no leste, e à cidade portuária de Hamburgo, no norte, Charles abordará questões enfrentadas por ambos os países, como sustentabilidade e crise na Ucrânia, além de comemorar o passado, de acordo com o Palácio de Buckingham.

Seu avião seria escoltado até Berlim por caças como sinal de respeito, disse o piloto antes da decolagem na quarta-feira.

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, receberá Charles e sua esposa, a rainha consorte Camilla, com honras militares no marco mais famoso de Berlim, o Portão de Brandemburgo, um símbolo da divisão do país durante a Guerra Fria e subsequente reunificação.

Será a primeira cerimônia de boas-vindas realizada ali para um chefe de Estado visitante.

“Para ele e, obviamente, para todos os britânicos, quero dizer que nós, na Alemanha, na Europa, desejamos relações próximas e amigáveis com o Reino Unido, mesmo após o Brexit”, disse Steinmeier, em uma mensagem de vídeo antes da viagem.

 

Confira outras notícias da editoria GEOPOLÍTICA clicando aqui.