quinta-feira, 23 maio, 2024

Rei Charles III discursa no Parlamento alemão

Rei Charles
Chris Jackson/Pool via REUTERS

 

Da Agência Reuters

 

O rei Charles destacou os laços históricos entre Reino Unido e Alemanha e elogiou a atual unidade dos países diante da invasão da Ucrânia pela Rússia em um discurso histórico nesta quinta-feira ao Bundestag, o Parlamento alemão. O monarca, no segundo dia de uma viagem de três dias à Alemanha, alternou entre alemão e inglês para o discurso de meia hora, que foi aplaudido de pé pelos parlamentares.

O discurso não fez referência ao Brexit, mas a visita de Charles, sua primeira viagem oficial ao exterior como monarca, faz parte dos esforços para restabelecer as relações do Reino Unido após sua saída da União Europeia em 2020.

Charles, que sucedeu a mãe, a rainha Elizabeth, após a morte dela em setembro, observou que a guerra voltou à Europa desde a última vez que ele falou na câmara baixa do Parlamento da Alemanha como parte de uma cerimônia de memória, em 2020.

“Desde a última vez que falei neste edifício, o flagelo da guerra está de volta à Europa”, disse ele a um plenário lotado.

“O mundo tem assistido com horror – mas não ficamos parados. Mesmo que abominemos as terríveis cenas de destruição, podemos nos encorajar com nossa unidade – em defesa da Ucrânia, da paz e da liberdade.”

Reino Unido e Alemanha mostraram “liderança vital”, disse Charles, elogiando a decisão de Berlim de fornecer grande apoio militar à Ucrânia como “notavelmente corajosa, importante e apreciada”.

O monarca de 74 anos, que tem ascendência alemã e que visitou a Alemanha em caráter pessoal e oficial mais de 40 vezes, encontrou-se mais tarde com alguns dos ucranianos que se refugiaram na Alemanha desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

 

Confira outras notícias da editoria GEOPOLÍTICA clicando aqui.