quarta-feira, 24 abr, 2024

OTAN critica Putin por retórica nuclear

Presidente da Rússia
REUTERS

 

Da Agência Reuters

 

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) criticou neste domingo Vladimir Putin pelo que chamou de retórica nuclear “perigosa e irresponsável”, um dia depois de o presidente russo dizer que planeja posicionar armas nucleares táticas em Belarus.

Putin comparou o movimento anunciado no sábado com o dos EUA ao posicionar suas armas na Europa, insistindo, apesar disso, que a Rússia não violará o compromisso de não proliferação nuclear.

Embora não seja inesperado, o anúncio é um dos sinais nucleares mais claros da Rússia desde o início da invasão da Ucrânia há 13 meses, e, em resposta a isso, a Ucrânia pediu uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU.

Enquanto Washington, a outra superpotência nuclear do mundo, minimizou o anúncio de Putin, a Otan disse que a promessa de não proliferação do presidente russo e sua descrição do uso de armas dos EUA no exterior estavam muito equivocadas.

“A menção da Rússia ao compartilhamento nuclear da Otan é totalmente enganosa. Os aliados da Otan agem com total respeito a seus compromissos internacionais”, disse a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, em comentários enviados por e-mail à Reuters neste domingo.

 

Confira outras notícias da editoria GEOPOLÍTICA clicando aqui.