quinta-feira, 23 maio, 2024

BCE deve elevar juros novamente em maio

Logo do Banco Central
REUTERS/Ralph Orlowski

Da Agência Reuters

 

O Banco Central Europeu deve elevar os juros novamente em maio, após um aumento já sinalizado em março, disseram duas autoridades no BCE nesta sexta-feira, com um argumentando que o pico ou a taxa “final” está pelo menos começando a aparecer no horizonte.

O BCE elevou os juros em 0,5 ponto percentual para 2,5% na quinta-feira e prometeu uma alta semelhante em março, mas manteve suas opções em aberto sobre as etapas subsequentes, levantando dúvidas entre os investidores sobre sua determinação de continuar elevando os juros para conter a inflação.

Mas o eslovaco Peter Kazimir e o lituano Gediminas Šimkus disseram que março não será o mês final do aperto da política monetária porque a inflação ainda está muito alta, mesmo que tenha havido uma melhora recentemente.

“O aumento de março não será o último”, disse Kazimir em comunicado. “Decidiremos quantos mais serão necessários mais tarde.”

Šimkus disse que o aumento de maio pode ser de 25 ou 50 pontos-base, mas uma alta de até 75 pontos-base é improvável. Eles confirmaram o que fontes disseram à Reuters após a reunião na quinta-feira. Embora nenhum dos dois tenha especificado onde os aumentos dos juros podem terminar, Šimkus disse que o BCE pode estar se aproximando de um pico.

“Vejo tendências positivas para a inflação”, disse Šimkus. “Acho que já estamos caminhando para essa taxa final.”

Tanto Kazimir quanto Šimkus rejeitaram a ideia de que os juros possam ser cortados até o final do ano, conforme precificado atualmente pelos mercados.

 

Confira outras notícias da editoria GEOPOLÍTICA clicando aqui.