Search

sexta-feira, 6 dez, 2024

Mundo

Furacão Milton provocará ‘enchente mortal’, avisa órgão americano

Imagens de satélite mostram o furacão, que tocará o solo da Flórida na noite desta quarta-feira, 9

 

Segundo informações da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema, na sigla em inglês), o furacão Milton provocará uma “enchente mortal”. O órgão afirmou, ainda, que as estradas da Flórida devem ser destruídas por conta da força do evento climático.

 

O furacão mais temido do século deve tocar a costa da Flórida entre a noite desta quarta-feira, 9, e a madrugada de quinta-feira,10. Antes, no entanto, alguns tornados já passaram pela região. O momento é de apreensão e mais de um milhão de pessoas foram avisadas pelas autoridades para que deixem suas casas. Mesmo tendo baixado da categoria 5 para 4, os meteorologistas demonstraram extrema preocupação e alertam para a possibilidade de uma maré de até 4,5 metros na Baía de Tampa — a maior já prevista para a região.

 

Já sem gasolina e mantimentos no local, a Fema também pediu para que moradores que estão em abrigos não saiam dos locais protegidos após a tempestade começar. “As condições para dirigir serão impossíveis. Ouça as autoridades locais e lembre-se de que apenas 6 polegadas (15 centímetros) de água em movimento podem derrubá-lo”, afirmou a agência.

 

Segundo uma imagem de satélite divulgada pelo governo americano, o furacão Milton no momento se aproxima da costa oeste da Flórida.O vídeo mostra o olho do furacão a alguns quilômetros da Baía de Tampa, sendo acompanhado de muitos raios.

 

Em entrevista à CNN, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pediu aos moradores que estão na rota do furacão Milton que prestem atenção aos avisos de retirada, dizendo que as autoridades avaliam que a tempestade deve ser “catastrófica e mortal”.

 

“Esta tempestade é diferente de tudo que já vimos antes”, alertou Kamala à Dana Bash, da CNN, em uma entrevista por telefone. A vice-presidente também pontuou que qualquer pessoa que tenha sido instruída a sair de casa precisa fazê-lo.

 

 

Foto: Reprodução/ Governo Americano