Meteorologistas da Meteum prepararam a previsão do tempo para o mês de setembro nas maiores cidades do Brasil
Setembro, mês de transição entre o inverno e a primavera, trará um clima instável e variável no país. De acordo com a Meteum, solução climática e meteorológica baseada em IA, os dez primeiros dias serão de clima agradável em muitas regiões do Brasil, mas em meados de setembro chuvas e períodos de frio são esperados. Em comparação com o ano passado, há previsão de temperaturas ainda mais altas em várias metrópoles do interior e do norte, incluindo Brasília, Goiânia, Campo Grande, Manaus e Belém. Nas quatro primeiras cidades, espera-se que a temperatura chegue a mais de 40°C em alguns dias.
São Paulo – Espera-se que menos da metade dos dias sejam ensolarados, com tempo nublado e precipitação por cerca de 10 dias. As temperaturas diurnas vão oscilar entre 14°C-18°C e 30°C-34°C, enquanto as noturnas poderão cair para 14°C-19°C.
Rio de Janeiro – Espera-se um clima mais frio em comparação com 2023. Haverá cerca de 10 dias de chuva, com as temperaturas diurnas não ultrapassando 29°C e as temperaturas noturnas ficando acima de 19°C-21°C, resultando em uma pequena amplitude térmica diária.
Brasília – Será a mais quente das três maiores cidades do Brasil. Durante a primeira metade do mês, as máximas diurnas chegarão a 36°C-40°C, enquanto as temperaturas noturnas vão variar de 15°C-20°C, levando a oscilações diárias de temperatura de até 18°C. O tempo ensolarado prevalecerá na maior parte do mês.
Região Norte – As principais cidades dessa região, como Manaus e Belém, podem esperar clima quente já em setembro. Em Manaus, as temperaturas subirão para 42°C-45°C em alguns dias, enquanto em outros as máximas diurnas ficarão acima de 34°C-38°C. Em Belém, as temperaturas diurnas vão variar entre 33°C e 37°C. Espera-se que ambas as cidades tenham menos dias de chuva em comparação com o ano passado.
Região Nordeste – O clima de setembro será quase idêntico ao do ano passado, com uma ligeira amplitude térmica diária. Em Fortaleza, São Luís e Recife, as máximas diurnas variam de 25°C a 32°C. É provável que Fortaleza passe o mês inteiro sem chuvas, como ocorreu no ano passado. São Luís terá menos dias chuvosos do que o normal, e eles vão ocorrer principalmente nos primeiros dias de setembro. Recife terá chuvas durante cerca de metade do mês. Em Salvador, espera-se um número maior de dias chuvosos em comparação com 2023, levando a um clima mais frio com máximas diurnas de 24°C-28°C e mínimas noturnas de 23°C-24°C.
Região Centro-Oeste – Condições climáticas quentes são esperadas para Goiânia e Campo Grande. Em Goiânia, todo o mês de setembro será quente, chegando a 38°C-42°C em alguns dias. A amplitude térmica será alta, com as mínimas noturnas caindo para 20°C-25°C. Campo Grande terá temperaturas quentes em todo o mês, chegando a 36°C-40°C durante o dia, com mínimas noturnas de 15°C-20°C. É provável que ambas as cidades tenham menos dias chuvosos em comparação com o ano passado, e existe a possibilidade de não chover em setembro.
Regiões Sul e Sudeste – O clima de setembro será quase idêntico ao do ano passado. No entanto, espera-se a entrada de uma massa de ar frio em meados do mês, causando uma queda acentuada nas temperaturas em todas as principais cidades por alguns dias.
Em Belo Horizonte e Campinas, as máximas diurnas chegarão a 32°C-36°C durante o mês mas, durante a onda de frio prevista e a precipitação no segundo período decadal, as temperaturas podem cair para 16°C-23°C. Curitiba terá um clima predominantemente chuvoso e nublado, com os primeiros dez dias sendo os mais agradáveis – secos e com temperaturas de até 30°C-32°C. Os segundos dez dias trarão chuva e resfriamento do ar da superfície para 8°C-12°C durante o dia. Porto Alegre terá um clima visivelmente mais frio do que no ano passado. As máximas diurnas vão variar de 12°C-15°C e 19-23°C durante todo o mês, com as temperaturas noturnas podendo cair para 8°C-12°C. Espera-se que o número de dias chuvosos seja menor do que no ano passado.