A final entre Botafogo e Atlético MG, neste sábado, em Buenos Aires. terá como principal novidade a estreia de uma tecnologia avançada na arbitragem: o impedimento semi-automático.
Segundo o comentarista de arbitragem do grupo Disney, Carlos Simon, o sistema será utilizado pela primeira em uma final de competição na América do Sul, reduzindo ao máximo os erros de arbitragem, que levam ao impedimento.
A Conmebol segue os passos de ligas importantes como a Premier League (Inglaterra) e La Liga (Espanha), que utilizam os recursos, assim como a própria Fifa, que estreou a novidade na Copa do Mundo do Qatar, em 2022, além do Mundial de Clubes.
O impedimento semi-automático funciona com sistema de rastreamento óptico que analisa o posicionamento dos jogadores em tempo real, fornecendo linha virtual de impedimento com maior precisão, assim como o a tecnologia gera gráficos de alta qualidade nas transmissões.
O ÁRBITRO DA FiNAL será o argentino Facundo Tello, de 42 anos, figura fácil nas escalas na Libertadores e Copa America, tendo sido o representante argentino na Copa do Qatar, em 2022, escalado em três jogos.