sábado, 13 abr, 2024

Perez vence e Verstappen brilha na Arábia Saudita

Twitter/Fórmula 1

 

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

 

Sergio Perez, da Red Bull, subiu no lugar mais alto do pódio pela quinta vez na carreira após uma prova relativamente tranquila no GP da Arábia Saudita. Superado por Fernando Alonso, da Aston Martin, na largada, ultrapassou o espanhol ainda na primeira parte da corrida e arrancou para a vitória. O brilho da noite em Jeddah ficou por conta do bicampeão mundial Max Verstappen, companheiro de equipe de Perez, que arrancou da 15ª para a segunda posição. De quebra, fez a volta mais rápida e lidera o campeonato.

Fernando Alonso, que protagonizou um grande momento na largada ao ultrapassar Perez de forma brilhante, acabou por ser partícipe de momentos de anticlímax na prova. No primeiro deles, alinhou sua Aston Martin de forma errada no grid e acabou sendo punido em cinco segundos por conta do erro. Quando a equipe cumpriu a punição, um mecânico tocou no pneu do carro do espanhol e, já após o pódio – Alonso chegou em terceiro – a Aston Martin acabou sendo punida com mais cinco segundos e perdeu a terceira posição para o inglês George Russel, da Mercedes, que cruzou a linha de chegada em quarto.

Alonso acabou caindo para a quarta posição, somando 12 pontos. Da quinta à décima posição ficaram Lewis Hamilton (ING-Mercedes), Carlos Sainz (ESP-Ferrari), Charles Leclerc (MON-Ferrari), Esteban Ocon (FRA-Alphine), Pierre Gasly (FRA-Alphine) e Kevin Magnussen (DIN-Haas).

Mesmo vencendo, Perez ocupa a segunda posição no campeonato, com 43 pontos, um a menos que Verstappen, que conquistou o ponto de melhor volta da corrida no último giro e acabou por tomar a liderança do mexicano. Mesmo com a punição, Alonso segue em terceiro, com 27. George Russel (21) e Carloz Sainz (20) completam o Top-5.

Entre os construtores, a Red Bull já dispara na ponta, com 87 pontos, seguida pela Mercedes, com 41 e a Aston Martin, com 35.

A terceira etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 acontece no fim de semana de 31 de março a 2 de abril, com o Grande Prêmio da Austrália.

 

Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.