terça-feira, 21 maio, 2024

Irã vence país de Gales com gols nos acréscimos

Iranianos festejam a vitória sobre o País de Gales. (Twitter/FIFA)

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

O quinto 0 a 0 da primeira fase da Copa do Mundo parecia que ia acontecer na manhã desta sexta-feira, entre Irã e País de Gales. Aos 53 e 55 minutos do segundo tempo, porém, os iranianos foram premiados pela persistência e se recuperaram da goleada imposta pela Inglarterra no jogo de abertura. Gales, que teve seu goleiro titular expulso no primeiro tempo, resistiu o quanto pode.

O primeiro tempo foi bastante disputado, mas com apenas uma boa oportunidade de abrir o placar para cada lado. Aos 11 Roberts cruzou, Moore completou e obrigou Hosseini a fazer uma defesa espetacular. O Irã chegou a balançar as redes aos 19, mas o gol de Gholizadeh, após bela tabelinha, acabou anulado pelo VAR por impedimento.

A segunda etapa começou como a primeira. Muita intensidade física e pouca criatividade. Mas quando chegou, desta vez o Irã parou na trave, duas vezes no mesmo lance, em chutes de Azmou e Gholizadeh, um em cada trave de Hennessey aos seis minutos.

Melhores em campo, os iranianos rondaram a área galesa durante toda etapa e acabaram provocando a expulsão de Hennesey aos 40 minutos. A partir daí, a pressão se intensificou, mas a persistência foi premiada apenas nos acréscimos. Aos 53 e 55 minutos, Cheshmi, de fora da área, e Rezaeian, de cavadinha fizeram os iranianos renascerem no Mundial.

Na próxima terça-feira, o Irã busca a classificação contra os Estados Unidos. Já Gales terá o clássico contra a Inglaterra pela frente para tentar a vaga nas oitavas de final.