sábado, 13 abr, 2024

Equador vence Qatar na abertura da Copa do Mundo

REUTERS/Matthew Childs

Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa

O Equador venceu o Qatar por 2 a 0 na tarde deste domingo, em Doha, no jogo de abertura da Copa do Mundo. Em partida válida pelo Grupo A, o atacante Enner Valência se destacou marcando os dois gols equatorianos. O primeiro foi de pênalti e o segundo, de cabeça. Com o resultado, o país sul-americano assumiu provisoriamente a liderança da chave e se tornou a primeira seleção a derrotar um anfitrião na abertura de um Mundial. A competição segue nesta segunda, com outras três partidas.

O JOGO

Começou movimentadíssimo o primeiro jogo da Copa. Antes dos cinco minutos, os equatorianos marcaram com Enner Valência, mas o que seria o primeiro gol do Mundial acabou sendo anulado pelo VAR, que marcou impedimento. Mas o Equador – e Valência – foram insistentes e o gol acabou saindo aos 16 minutos. Valência sofreu pênalti, cobrou, converteu e finalmente valeu a comemoração: 1 a 0.

A abertura do placar fez com que o domínio equatoriano aumentasse ainda mais. Melhores tecnica e taticamente, os equatorianos chegaram ao segundo gol aos 31. Preciado cruzou da direita e Enner Valência, o nome do jogo, cabeceou com categoria para o fundo das redes.

SEGUNDO TEMPO

Com tamanha disparidade técnica e nenhum sinal de reação do Qatar, a segunda etapa acabou sendo uma mera formalidade. O Equador administrou o resultado, não fez grandes esforços para aumentar o placar e os qataris, ainda que se esforçassem, não demonstraram qualquer condição de pelo menos fazer o gol de honra. Com isso, o primeiro jogo do Mundial terminou com o placar da primeira parte.

SEGUNDA-FEIRA AGITADA

A Copa do Mundo tem sequencia nesta segunda-feira com três partidas. Pelo complemento da rodada do Grupo A, Holanda e Senegal se enfrentam às 13h. Pelo Grupo B, a Inglaterra enfrenta o Irã às 10h e os Estados Unidos estreiam contra o País de Gales às 16h. Todas as partidas no Horário de Brasília.

 

Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.