Os ciclistas e apaixonados pela Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 conheceram, no último fim de semana, os percursos e os detalhes das provas da etapa de Arcos (MG) da competição de mountain bike. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM de 28 a 30 de julho. As duas primeiras valem vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, enquanto a terceira reúne mais atletas amadores.
A competição, que é organizada pela Avelar Sports, terá as largadas sempre no Parque Aquático Municipal, na Rua Belo Horizonte, 612. A etapa de Arcos é a terceira e última da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023. Ela começará com as provas de XCC, cross country short track, na sexta-feira (28), com a largada da categoria Elite (profissional) marcada para às 16h.
Nessas provas, cada volta em 1,6 km, com até 19 metros de elevação em cada. Os atletas terão que andar por 20 minutos e depois dar mais uma volta. A pista do XCC, como reza a tradição das provas da Avelar Sports, usarão parte das pistas do XCO, o cross country olímpico, cujas provas serão no sábado (29).
XCO
No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta. Nesta categoria do mountain bike, contudo, o número de voltas varia por categoria. As largadas deles será às 14h.
“O XCO vai ter muitas emoções, como rock gardens, trechos planos, de inclinação, abertos e de mata fechada. É uma pista muito dinâmica. Construímos 80% do zero, enquanto o restante a gente usou de uma mata fechada, mas tivemos que reformar. Vamos usar cerca de 1,3 km de mata fechada e o restante de mata aberta. Foi cerca de um mês de obras, com muitos maquinários. O público conseguirá assistir muitos trechos da prova e creio que também será muito divertido para os atletas”, comenta Rodrigo Gatti, responsável técnico de obras da Avelar Sports.
No domingo (30), o XCM, a Cross Country Maratona, conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Esta é a categoria que reunirá a maioria dos 1.200 atletas inscritos. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores).
Transmissão ao vivo
Atrações além de ciclismo
Como também é tradição, a etapa de Arcos terá também corridas para crianças e de e-bike, além de festival gastronômico e musical. Esta é a sexta temporada da Internacional Estrada Real Chaoyang, que agita o calendário do MTB desde 2017. A cidade de Arcos, por sua vez, entrou no mapa das sedes em 2022, quando já foi um sucesso de público. Em resumo, deve distribuir mais de R$ 10 mil em prêmios.
As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março. Posteriormente, houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. A entrada é franca.
A Estrada Real
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história, em suma, surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.