Imagem de prédios sem luz em São Paulo: apagão segue afetando moradores do estado
No terceiro dia de apagão na Grande São Paulo, a Enel informou que 537 mil imóveis de cidades ainda continuavam sem energia elétrica até às 05h40m desta segunda-feira, 14. A concessionária de energia elétrica afirmou que 354 mil desses endereços sem luz estão na capital paulista, enquanto os demais estão em cidades como Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, na Grande SP. Vale destacar que os bairros mais afetados neste momento são Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís.
No entanto, a Enel afirmou que cerca de 1,5 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado. “Até as 5h40m de hoje, 1,5 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado. A companhia segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para 537 mil clientes impactados. As equipes em campo receberam reforço do Rio e Ceará e de outras distribuidoras”, disse a empresa.
A falta de energia ocorreu depois de um temporal com um vendaval de até 107 km/h ter atingido o estado de São Paulo na última sexta-feira, 11, causando estragos em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, sete pessoas morreram na Região Metropolitana e no interior do estado.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que a Enel não cumpriu o plano de contingência para eventos climáticos extremos e colocou menos funcionários em campo do que o esperado após a tempestade que atingiu São Paulo. “A percepção que nós temos a respeito da recuperação do serviço é que a Enel de fato não tem atendido todas as expectativas com relação ao ano passado. Claro que esses números precisam ser melhor apurados, porque agora temos uma quantidade de consumidores muito grande que estão interrompidos em função do evento. E há outros consumidores que têm ausência do seu serviço por questões da rotina diária do serviço de distribuição”, afirmou Feitosa em coletiva de imprensa neste domingo, 14.
Já o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, informou que a empresa não tem previsão de retomada total do fornecimento de energia na Grande SP. “Não é questão de não saber e não passar. E não quero colocar uma expectativa que seja frustrada. A gente tem consciência do transtorno causado por eventos como esse e sabemos da nossa responsabilidade. Vamos trabalhar de forma incansável para reconectar todos os nossos clientes”, declarou.
O presidente da Enel também afirmou que a empresa disponibilizou 500 geradores para atender hospitais e estabelecimentos que estão sofrendo com a falta de luz na região de concessão, além de ter dois helicópteros da empresa sobrevoando as linhas de transmissão para identificar eventuais problemas.
Lencastre culpou o vento histórico que atingiu a capital paulista e as cidades da Grande SP, com rajadas de mais de 107 km/h pelos transtornos ocorridos na cidade e que deixaram muitos moradores há mais de cem horas sem luz.
O presidente da empresa afirmou que a central telefônica da empresa recebeu mais de um milhão de chamados desde a noite anterior e está ampliando a sua capacidade de atendimento.
A Enel informa, ainda, que os canais mais recomendados pela empresa para o contato dos usuários são os seguintes: SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra luz e o número da instalação que está sem energia. Pelo aplicativo da Enel, site enel.com.br e whatsapp: (21) 99601-9608.
Foto: Imagem pública