Pelo segundo ano consecutivo o Sicoob ficou no TOP 10 na categoria 100 maiores bancos’ do país ranking Valor 1000, realizado em parceria com Serasa Experian e FGV. A instituição financeira cooperativa com 338 cooperativas singulares, 14 centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), atendendo a 7,5 milhões de cooperados e 1,5 milhão de não-cooperados ficou na nona posição, com R$ 237,6 bilhões em ativos, representando um aumento significativo de 24,8% em relação ao ano anterior.
Além disso, sua carteira de crédito ultrapassou R$ 140,5 bilhões. Este foi o maior crescimento (22,4%) entre as 10 maiores instituições financeiras brasileiras em comparação a 2021.
O Sicoob também se destacou em outros aspectos. Entre eles, a 8ª posição na carteira de crédito e depósitos, a 7ª em patrimônio líquido e resultado líquido, e a 8ª em receitas de intermediação. Também ocupou a 6ª colocação em melhor resultado operacional sem a equivalência patrimonial.
Mais destaques
O Sicoob, ademais, está na 7ª posição entre as 20 instituições mais rentáveis sobre o patrimônio médio (21,2% do PL médio). Também garantiu a 23ª posição no ranking ‘Maiores em Vida e Previdência’ com sua operação própria de seguros de vida.
De acordo com o Banco Central, as cooperativas financeiras têm aumentado sua representatividade no Sistema Financeiro Nacional. Estas são o segmento com maior expansão de crédito.
“Estamos testemunhando um cenário de crescimento do cooperativismo financeiro no Brasil. Dados recentes do Banco Central refletem claramente nossa trajetória ascendente no Sistema Financeiro Nacional. Isso demonstra que continuamos a ser um setor de destaque, sobretudo em termos de inclusão financeira e expansão de crédito. Nesta operação o conjunto do segmento, no último ano, avançou 21,5% contra 14% da média do mercado”, destaca Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.
Confira outras notícias da edioria EMPRESAS clicando aqui.