Search

quinta-feira, 25 jul, 2024

Empresas

ATMosfera Ventures planeja 30 cocriações até 2027

ATMVentures

A ATMosfera Ventures, corporate venture builder (CVB) da TecBan criada com o apoio da FCJ Venture Builder, comemora seu primeiro ano de atuação contando com nove startups em seu portfólio. A iniciativa faz parte do programa de inovação aberta da companhia e tem a missão de desenvolver negócios multissetoriais que contribuam para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Lançada em 2022, a ATMosfera Ventures busca cocriar negócios escaláveis com startups que oferecem soluções digitais focadas no varejo e mercado financeiro. Somente em 2023, interagiu com mais de 130 startups.

Marcos Aurélio Pedroso, gerente de parcerias e inovação aberta da TecBan, explica que a companhia já possui um modelo de compartilhamento de infraestrutura, transformando a experiência na gestão do Banco24Horas em soluções para o mercado e, com a ATMosfera Ventures, quer ampliar o alcance a partir da conexão com startups.

“Neste primeiro ano do programa nos debruçamos sobre o aprimoramento do projeto e definição de processos. Um caminho já percorrido e extremamente importante para entender a interação com cada startup e definir os próximos passos. A nossa expectativa é de alcançar 30 cocriações de negócios em escala com startups até 2027 e para isso temos trabalhado com foco em apoiá-las de toda as formas que pudermos”, explica Pedroso.

Startups selecionadas e aprovadas pela ATMosfera Ventures recebem suporte estratégico na gestão e governança, suporte jurídico, fundraising, marketing e mentoria em estratégia de vendas, além de uma vasta rede de contatos.

Recentemente, a ATMosfera Ventures firmou uma parceria com a Bits Academy, startup de transformação digital no setor jurídico, e oferecerá Legal Design para que startups possam simplificar o “juridiquês” em alguns documentos e contratos.

De acordo com Pedroso, “os documentos que utilizam essa ferramenta melhoram a taxa de engajamento de colaboradores com políticas internas, diminuindo o tempo de negociação dos contratos e resultando em mais eficiência para o time jurídico. Com essa parceria, as startups terão acesso a plataforma UX DOC, para criar documentos com Legal Design de forma rápida, facilitando e agilizando o dia a dia para formalização de negócios”.

 

Conheça as startups que fazem parte da ATMosfera Ventures

 

Em 2024, o programa estará totalmente voltado para as startups que já fazem parte do portfólio da ATMosfera Ventures, que são:

Cashforce – plataforma de supply chain finance

LeadFinder – máquina de prospecção e vendas B2B com CRM integrado

EuNerd – marketplace de serviços de suporte de TI para empresas

SuperBox24Horas – minimercado autônomo com experiência de autoatendimento 24 horas, integralmente conectado ao conceito honest market

Síndico On-line – gestão condominial on-line

Nojumo – plataforma de monitoramento, observabilidade e resolução automática de problemas de chamados voltada para ao varejo

Evollo – plataforma de análise de dados que utiliza tecnologias de inteligência artificial, machine learning e data mining

QuickDigital – focada no pequeno e médio lojista com oferta de serviços digitais e financeiros

Switch Pay – plataforma para conciliação de pagamentos

 

Sobre a TecBan

 

Há 41 anos, a TecBan colabora com a agenda de transformação do setor financeiro. Por meio de seu portfólio de 22 soluções e quatro unidades de negócio – Banco24Horas, TBNet, TBForte e Serviços Integrados TecBan – desenvolve serviços e soluções que integram os meios físico e digital, com o objetivo de facilitar o dia a dia de milhões de brasileiros e movimentar a economia do país, levando o seu modelo de escala e eficiência para outros mercados.

Foi pioneira na implementação da sua plataforma de Open Finance as a service no Brasil e contribui com o desenvolvimento do Drex, sendo integrante do Projeto Piloto do Banco Central. Também transforma em solução as atividades que processa em escala e eficiência nos segmentos de varejo, transporte de valores, telecomunicações, mídia digital out of home, serviços de ponta a ponta para autoatendimento (logística, armazenamento, revitalização) e obra civil. Além disso, a TecBan trabalha com startups em negócios escaláveis, antecipando tendências a partir de uma plataforma aberta de inovação. É líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, com o Banco24Horas, sua plataforma de inclusão financeira presente na vida de 153 milhões de brasileiros com diferentes formatos e soluções B2C e B2B.

 

Confira outras matérias da editoria ECONOMIA clicando aqui.