Search

quarta-feira, 4 dez, 2024

Em livro empresário aponta caminho para o futebol brasileiro

Botafogo e Atlético Mineiro estão próximos desde que se classificarem para a final da Copa Libertadores, a principal competição sul-americana ,o que mostra a força do futebol brasileiro no continente.

No entanto, esse patamar técnico e financeiro poderia ser muito maior. Mas, para tanto, teriam que ser adotadas mudanças administrativas para solucionar alguns destes problemas, dizem os especialistas.

Chegou às livrarias do país , nesta semana, o livro “ Futebol brasileiro um gigante adormecido”,  do empresário Hélio Viana de Freitas, experiente no mercado de negócios, que traz análise detalhada e aponta caminhos.

Algumas das sugestões de Hélio Viana passa pela criação de uma Liga Nacional de Clubes, com jogos somente nos finais de semana ,nos moldes da Premier League; a adoção de um mesmo calendário do futebol europeu, entre outros assuntos.

“Há um descompasso entre o nosso calendário com o do futebol europeu, que faz muita diferença para os nossos clubes e para a própria seleção. Lá, eles param no meio do ano, enquanto no Brasil, em dezembro, quando tudo acontece”, frisa.

A Liga Nacional de Clubes independente, seria administrada de forma empresarial, sem as presões sobre as arbitragens, além de buscar recursos financeiros no exterior.

“Não tenho dúvidas de que se fossem adotas essas medidas, como a mudança do calendário; a criação da liga, com jogos do Brasileiro somente sábado e domingo; e o respeito ao flair play financeiro, entre outros atos, os nossos clubes poderiam alcançar novos objetivos. As federações estaduais, criadas no governo Vargas, estão obsoletas, e só funcionam para poucas datas. Então, precisamos de nos adaptar ao mundo atual. Os clubes assinaram novo contrato de aproximadamente R$ 2,2 bilhões, e acharam que fizeram um bom negócio, o que não deixa de ser, mas poderão avançar. A Premier League, por exemplo, fatura R$ 48 Bi em três anos. Lá a liga tem contratos para passar seus jogos em outros países. O Brasil pode fazer o mesmo, somente jogando sábados e domingos, Até mesmo a arbitragem, um problema crônico no futebol brasileiro, seria resolvida. A Premier tem uma empresa que é responsável pelos treinamentos dos árbitros e os erros são mínimos e quando há problemas, a empresa é cobrada e treina o árbitro, daí os erros lá serem mínimos “, destaca

Em 2001, Hélio Viana viabilizou a vinda da ISL, que patrocinava a Fifa, para o Flamengo e Grêmio, mas acabou falida .