Search

domingo, 8 dez, 2024

Rio

Eduardo Paes bate 59% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha

Datafolha coloca Eduardo Paes vencendo no 1º turno - Wikimedia
Datafolha coloca Eduardo Paes vencendo no 1º turno - Wikimedia

Principais oponentes, Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSol), registraram 11% e 6% das intenções de voto. Os demais não existem

A um mês da eleição municipal, Eduardo Paes (PSD), que concorre à reeleição, conseguiu avançar cinco pontos, entre agosto e setembro, na pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (5). A avaliação de Paes repete o seu desempenho, quando disputou a Prefeitura da cidade pela primeira vez, em 2012, com 50% de ótimo ou bom registrados.
Segundo uma análise do jornal O Globo, considerada a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, no comparativo entre 2024 e 2012, os percentuais de regular são semelhantes: 35% atual, 36,8% há 12 anos; e de ruim ou péssimo, 13% contra 11,6%, respectivamente. Em 2012 anos, Eduardo Paes foi reeleito no primeiro turno com 64,6% dos votos. Pelo levantamento da semana passada, o prefeito do Rio atinge 59% das intenções de voto.
Segundo a sondagem, a primeira desde o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, há uma semana, o candidato à reeleição registrou também um recuo na sua rejeição, que agora está em apenas 14%. No seu segundo mandato, a partir de 2013, Eduardo enfrentou crises regionais e nacionais, que desidrataram a sua avaliação até a eleição de 2016, à qual chegou com 20 pontos de rejeição. Na ocasião, Paes sequer conseguiu o emplacar o seu candidato, Pedro Paulo, que ficou fora do segundo turno. A eleição foi vencida por Marcelo Crivella (Republicanos).
Na atual pesquisa Datafolha, o prefeito do Rio avançou três pontos, registrando 59% das intenções de voto, contra 11% de Alexandre Ramagem (PL) e 6% de Tarcísio Motta (PSOL), praticamente estacionados. Os demais candidatos simplesmente não existem.
No questionário espontâneo, quando os candidatos não são citados pelos entrevistadores, Eduardo Paes também sai na frente com folga, batendo 39%, oito pontos a mais do que na pesquisa de agosto.
No que diz respeito à avaliação de governo, para os aliados os resultados atuais surpreendem, diante do cenário político do Brasil e do Rio. Eduardo Paes conseguiu uma proeza ao registra um índice tão baixo de avaliação negativa.
O desempenho de Paes é resiliente mesmo entre eleitores de Jair Bolsonaro (PL), mesmo ele sendo apoiado pelo presidente Lula (PT). O candidato bolsonarista Alexandre Ramagem, mesmo associado ao padrinho político, não avança nas pesquisas.
Apesar de estar na reta final do seu terceiro mandato e ter sido “vidraça” de adversários políticos por aos a fio, o atual prefeito é pouco rejeitado, sobrevivendo à “fadiga” provocada por oponentes e cenários.

 O Globo