quarta-feira, 24 abr, 2024

Vendas no varejo crescem 0,3% em setembro

Da Agência Reuters

As vendas no varejo em setembro mostraram desaceleração, com crescimento de 0,3%, descontada a inflação, ante o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta quinta-feira.

Apesar do crescimento positivo por 11 meses seguidos, o dado é o menor desde novembro de 2021, quando o ICVA indicou 2,1% de expansão.

De acordo com a Cielo, os efeitos de calendário ajudaram o resultado porque houve uma sexta-feira a mais e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido. Excluindo esse efeito, houve recuo de 0,2% na comparação deflacionada.

Na opinião de Diego Adorno, gerente de produtos de dados da Cielo, uma das razões para a desaceleração está no setor dos postos de combustível, que já vinha perdendo ritmo e apresentou uma queda em setembro em relação ao mesmo mês de 2021.

“É um reflexo de dois fatores: da redução recente do preço dos combustíveis e de uma base comparativa mais forte, em setembro de 2021, que vinha de um processo de afrouxamento de quarentena”, afirmou no comunicado.

O ICVA é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.