terça-feira, 16 abr, 2024

BC britânico liga alerta após turbulência no setor

Sede do Banco da Inglaterra
REUTERS/Henry Nicholls

 

Da Agência Reuters

 

Autoridades do Banco da Inglaterra disseram nesta terça-feira que o banco central britânico está em alerta em meio à turbulência global no setor bancário, mas também afirmaram que o Reino Unido não está passando por estresse relacionado ao fechamento do Silicon Valley Bank e do Credit Suisse.

“Não acho que nenhum, e já dissemos isso, que nenhum desses recursos cause estresse no sistema bancário do Reino Unido”, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, ao Comitê do Tesouro no Parlamento.

“Estamos em um período de tensão e estado de alerta muito elevados.”

Os mercados foram abalados nas últimas semanas pelo colapso do banco norte-americano Silicon Valley Bank, seguido pelas falências de outros credores regionais dos Estados Unidos e o resgate de emergência do histórico banco suíço Credit Suisse pelo rival UBS .

“É por isso que temos que permanecer incrivelmente vigilantes”, disse o vice-presidente do banco central, Dave Ramsden. “Vamos ficar de olho nos custos de financiamento bancário, quais podem ser as consequências disso para famílias e empresas, procurando igualmente outros fatores de risco, temos que permanecer incrivelmente vigilantes”.

Bailey disse que as recentes oscilações nos preços das ações de alguns bancos mostram que os investidores estão testando o setor.

“Acho que há movimentos nos mercados para, de certa forma, testar empresas”, disse Bailey.

 

Confira outras notícias da editoria ECONOMIA clicando aqui.