Pedetista venceu no segundo turno, com 156.067 (57,20%) votos válidos, contra 116.796 (42,80%), de Carlos Jordy (PL)
Neste domingo (27), o candidato do PDT, Rodrigo Neves, de 48 anos, foi eleito para o seu 3º mandato como prefeito de Niterói, com 156.067 (57,20%) votos válidos, batendo o deputado federal Carlos Jordy (PL), que recebeu 116.796 (42,80%) votos.
Logo após a confirmação da vitória, por volta das 18h20, Rodrigo Neves, agradeceu aos seus eleitores, por meio de uma nota publicada nas redes sociais, a confiança nele depositada e prometeu fazer o “melhor governo da história”.
“Obrigado, Niterói! Vencemos a eleição! Vitória da democracia, da boa gestão e do compromisso com a qualidade de vida de todos os niteroienses. Hoje é um dia muito especial, e quero agradecer a todos que saíram de casa para votar em nosso projeto. (…) Temos um profundo amor por Niterói e um compromisso inabalável de trabalhar incansavelmente pela nossa cidade”.
No comunicado, o prefeito eleito lembrou das dificuldades por ele enfrentadas em seus mandatos passados quando pegou uma cidade endividada e com baixos resultados de governança.
“Quando assumi a prefeitura, encontrei uma cidade endividada e com seu orgulho ferido, mas, com muito planejamento e gestão, transformamos esse cenário desafiador. Tiramos do papel obras esperadas há décadas, como o túnel Charitas-Cafubá, e enfrentamos juntos a pandemia, salvando vidas e protegendo o emprego e a renda dos niteroienses”.
“Nossa vitória é para voltar, trabalhar ainda mais e fazer o melhor governo da história de Niterói. Essa conquista representa também a derrota do extremismo, da indiferença e do despreparo”.
“Vamos transformar Niterói, que já é a melhor cidade para se viver e ser feliz no estado do Rio, na melhor do Brasil. Muito obrigado”, disse Rodrigo Neves, que compareceu, junto com a família, à Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), para votar. Na ocasião, Neves prometeu investir na infraestrutura de Niterói.
“Já somos a melhor cidade em qualidade de vida no Rio de Janeiro, mas sabemos que tem que melhorar. Queremos ser a melhor cidade em qualidade de vida no Brasil”, disse Rodrigo Neves, segundo G1.
Candidato derrotado Carlos Jordy também divulgou uma nota, na qual agradeceu os votos recebidos, destacou a força política do seu adversário, além de destacar que, atualmente, ele representa a “esperança” para os moradores do município,
“Fiz uma campanha limpa, focada nos problemas da cidade. Essa Niterói que é uma das mais ricas do país, mas não consegue ter uma saúde básica, ou uma educação razoável”.
“Agradeço a cada pessoa que me ajudou nessa campanha. Perdemos por 7%, lutando contra as máquinas das prefeituras de Niterói, Maricá e Rio de Janeiro, com um adversário que abusou do poder econômico, em um volume de boca de urna jamais visto na cidade. Somos vitoriosos, sem dúvida alguma! Plantamos uma semente e agora a cidade sabe onde encontrar esperança. Estaremos juntos em breve e mais uma vez obrigado a cada um de vocês”, comentou o candidato do PL, segundo o veículo.
Assim como em 2012 e 2016, Neves venceu a eleição no segundo turno. Na primeira vitória, o pedetista era filiado ao PT e venceu o seu atual aliado Felipe Peixoto (PDT), com 52% dos votos válidos. Em 2016, a reeleição, também foi ganha no 2° turno, contra Felipe Peixoto (PSB). Rodrigo Neves era filiado ao PV e teve 58,59% dos votos do 2º turno.
Com Neves, o PV volta à cena, desta vez com a sua vice, a ex-velejadora e medalhista olímpica Isabel Swan (PV). Rodrigo Neves foi eleito para a prefeitura de Niterói com a coligação ‘Por Amor a Niterói’, formada por: PDT, PT, PC do B, PV, PSDB, Cidadania, MDB, União Brasil, Solidariedade, Republicanos, AGIR, PRD e PSD.
Perfil do eleito
Nascido em São Gonçalo, Rodrigo Neves foi criado em Niterói, onde iniciou a carreira política há mais de 20 anos. Em 1996, disputou sua 1ª eleição para vereador pelo PT, tendo ficado como suplente. Na eleição foi reeleito vereador de Niterói.
Em 2004, Neves venceu a disputa para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2008, o deputado foi candidato à prefeitura de Niterói, ficando em segundo lugar. No pleito seguinte foi reeleito para a Alerj.
A primeira vitória para a prefeitura da cidade aconteceu ainda pelo PT, em 2012. Durante o mandato se filiou ao PV e concorreu à reeleição em 2016, vencendo com 130.473 votos. Deixou o governo com 85% de aprovação e elegeu seu sucessor, Axel Grael (PDT), atual prefeito. Em 2022, concorreu pela 1ª vez ao Governador do Estado pelo PDT, terminando em 3º, com 672.291 votos; 8% dos votos válidos.
À frente de prefeitura inaugurou o túnel Charitas-Cafubá, que liga a Zona Sul e a Região Oceânica, além de ter feito as reformas dos hospitais Getulinho e Mário Monteiro.
Em outubro de 2022, Neves foi considerado réu pela Justiça em um processo sobre corrupção em contratos de licitação supostamente direcionados, além de ter fraudado editais com a ajuda de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele sempre negou as acusações.
Em 2001, Rodrigo Neves foi ainda secretário de Integração e Cidadania de Niterói. Dez anos depois foi nomeado por Sérgio Cabral (MDB) a secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Foto: Wikimedia Commons