Search

quarta-feira, 18 set, 2024

Rio

Disputa para a Câmara do Rio tem 16 candidatos usando identidades religiosas

Candidatos evangélicos são maioria entre os que usam identidade religiosa para concorrer a uma vaga na CMRJ - Pxhere
Candidatos evangélicos são maioria entre os que usam identidade religiosa para concorrer a uma vaga na CMRJ - Pxhere

 Entre 2020 e 2024, houve um recuo de 23 para 16 candidaturas do gênero. Evangélicos dominam a tendência

O número de candidatos que usam identidades religiosas nas disputas para Câmara Municipal do Rio de Janeiro caiu entre 2020 e 2024, segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding. Há quatros, eles contabilizavam 23, contra os 16 atuais que usam “pastor”, “apóstolo”, “bispo”, “padre”, “mãe” e “pai”. No Brasil, no entanto, o movimento foi inverso, registrando um crescimento de 225% das candidaturas com uso de identidades religiosas.

Dos 1.021 candidatos a vereador do Rio, 16 escolheram usar a sua identidade religiosa nas urnas, com os evangélicos dominando a tendência, comparativamente às religiões de matrizes africanas, segundo o site Tempo Real.

Entre os 14 cristãos que concorrem, 10 são pastores, três são bispos e uma candidata é missionária. Nesta campanha eleitoral, somente dois concorrentes usam a identidade “pai” “mãe”. Não há nenhum “padre” disputando uma cadeira para a Câmara do Rio.

Apesar da considerável presença de “pastores”, o pleito deste ano será uma disputa acirrada entre candidatos ungidos por lideranças religiosas consagradas e poderosas.

Liderada pelo bispo Manoel Ferreira, a Assembleia de Deus de Madureira, a maior do Rio, está empenhada na reeleição de Eliseu Kessler (MDB). A Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), encabeçada pelo bolsonarista e pastor Silas Malafaia, reúne esforços para eleger ex-pagodeiro e novato Waguinho, candidato pelo PL, que agora é cantor gospel.

Já o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, está fechado com Sandro Alves (MDB), ex-diretor do canal de TV e atual representante político da Igreja. O bispo Macedo, desafeto de Santigo e dono da Universal do Reino de Deus, de onde o primeiro saiu para fazer fortuna. aposta nos vereadores Inaldo Silva e Tânia Bastos, ambos do PSD de Eduardo Paes, além de tentar eleger o Pastor Deangeles Percy.

Fora da curva nas redes sociais
Conhecido nas redes sociais, com mais de um milhão de seguidores, o humorista Eloi Varão é uma figura curiosa no sisudo meio dos candidatos religiosos. Eloi conquistou os seus seguidores com esquetes religiosas, acompanhadas do bordão: “Que é isso, varão”. Seu jingle usa a melodia de um “corinho de fogo”, para marcar diferença.

Abaixo, a lista dos candidatos a vereador do Rio que usam a identidade religiosa na urna:
Bispo Junior (Solidariedade)
Bispo Pedro (Avante)
Bispa Rosilene Olimpio (PSDB)
Mãe Dayse (PT)
Missionária Carla Max
Pai Dario (PSOL)
Pastor Deangeles Percy (PSD)
Pastor Eloi Varão (PSD)
Pastor Hildon Barbosa (Avante)
Pastor Otávio (DC)
Pastor Sergio Alves (Republicanos)
Pastora Georgia (União)
Pastora Neide Felisberto (PSDB)
Pastora Rita Santos (PRD)
Pastora Vania Aguiar (PMB)
Pr. Josias Cruz (MDB)

Patricia Lima